Publicado verdadecatolica
Cristo se faz verdadeiramente presente
na Eucaristia.
A hóstia é verdadeiramente o Corpo de Cristo e o vinho é verdadeiramente o sangue de Cristo.
A hóstia é verdadeiramente o Corpo de Cristo e o vinho é verdadeiramente o sangue de Cristo.
“Durante a refeição, Jesus tomou o pão
e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida,
tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E
disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por
muitos.” (Marcos 14:22-24)
Meus irmãos,Jesus poderia muito bem
dizer “isto simboliza”, “isto significa”, “isto representa”, “isto lembra” etc.
No entanto,Jesus usa exclusivamente a expressão “Isto é.”
Jesus diz que é o pão vivo,e que quem
comer deste pão viverá eternamente
“Eu
sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o
pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.” (João
6:51)
Os
judeus murmurando dizem:
“Como
pode este homem dar-nos de comer a sua carne?” (João 6;52)
É
importante notar que os judeus usam o verbo “phagein” que significa
simplesmente comer.
Jesus
reafirma:
“Em
verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não
beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha
carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.Pois a minha carne é verdadeiramente uma
comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne
e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João 6:53-56)
Jesus
enfatiza a transubstanciação dizendo que Sua carne é verdadeiramente comida e
Seu sangue verdadeiramente bebida.
Aqui,Ele
não usa mais o verbo “phagein”, Ele usa agora um verbo muito mais forte,o verbo
“trogô” , que significa “mastigar com os dentes,dilacerar.”
Jesus
está deixando claro que não é uma parabola ou algo simbólico.
O Corpo de Cristo deve ser literalmente mastigado,dilacerado com os dentes e isso através da Eucaristia.
O Corpo de Cristo deve ser literalmente mastigado,dilacerado com os dentes e isso através da Eucaristia.
São
Paulo nos diz que o pão e o vinho consagrados são o corpo e o sangue de Jesus
Cristo:
O
cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão,
que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? (I Coríntios 10;16)
São
Paulo também alerta sobre pessoas que participam da Eucaristia sem a consciência
de que estão comungando o corpo ou o sangue de Cristo:
“E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber do cálice
do Senhor indignamente, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (I
Coríntios 11;27)
E
ainda:
“Aquele
que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria
condenação.” (1 Coríntios 11;29)
Algumas frases dos santos doutores mais
famosos:
Santo Agostinho (354 -430) - “[...] este
Sacramento consta de duas coisas: aparência visível dos elementos, e realidade
invisível da Carne e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
- “"Impossível é ao homem carregar-se a si mesmo
nas próprias mãos. Isso podia aplicar-se somente a Cristo, pois que Se trazia a
Si nas próprias mãos, quando entregou Seu Corpo com as palavras ‘Isto é o Meu
Corpo’"
- "Cada qual recebe Cristo Nosso
Senhor, e em cada porção está Ele todo presente. Não fica menor, quando
repartido a cada um individualmente, e dá-Se todo a cada um dos
comungantes".
São Basílio (330-379) - "É certamente
bom e proveitoso receber diariamente a Eucaristia e, assim, participar do corpo
e sangue de Cristo, porque Ele diz com toda a clareza: 'Quem come a Minha carne
e bebe o Meu sangue possui a vida eterna'. E quem pode duvidar que participar
frequentemente da Vida é a mesma coisa que possuir vida em abundância? Eu
comungo quatro vezes por semana: no Dia do Senhor (=Domingo), na 4ª-Feira, na
6ª-Feira e no Sábado; e também em qualquer outro dia, se acontecer a
comemoração de algum santo"
Cristo único e inteiro existe Ele próprio em diversos lugares, assim como uma
voz é ouvida e existe em vários lugares, continuando inalterado e permanecendo
inviolável quando dividido, sem sofrer diminuição alguma.
Cristo, de fato, está inteira e perfeitamente em cada e em todo fragmento de hóstia, assim como as aparências visíveis que se multiplicam em centenas de espelhos.” (Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80)
Cristo, de fato, está inteira e perfeitamente em cada e em todo fragmento de hóstia, assim como as aparências visíveis que se multiplicam em centenas de espelhos.” (Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80)
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