Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mariologia

mariologia

Mariologia

Por Renato Silveira

A mariologia é o estudo de Maria, Mãe de Cristo. E está totalmente interligada à cristologia (estudo de Cristo) e à eclesiologia (estudo da igreja). Isso porque, Maria, está completamente ligada a toda a história da igreja e ao plano salvífico de Deus. Maria foi o canal de interligação do divino (Cristo) com o homem. “Quando veio a plenitude dos tempos Deus enviou seu filho, nascido de uma mulher.” (Gl 4, 4). Maria foi quem humanizou o verbo segundo a vontade de Deus. Sendo totalmente humana, de natureza unicamente humana dá à luz Àquele que os cristãos tem por verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. E cumpre em plenitude as vontades Dele.
Segundo o grande mariólogo José Cristo Rey Garcia Paredes (2011), estudar e meditar a fundo sobre o significado de Maria nos leva a perceber melhor o alcance da vocação cristã e eclesial. A mariologia trata de colocar a figura de Maria, o seu papel, organizado em cada contexto estudado.

Principais subdivisões da mariologia:
Mariologia bíblica – como o próprio nome da matéria diz, estudamos Maria em seu contexto através das escrituras. Uma análise tanto macro da bíblia, como micro (cada evangelho e cada livro de forma peculiar) para verificarmos como era vista sua figura por cada um dos escritores em seus textos de forma específica. E, também, analisá-la como um todo perante a bíblia, interligando-se os livros.
Mariologia histórica – Analisar Maria dentro da historicidade humana. Verificando até âmbitos religiosos (de outras religiões que não a cristã) e como sua figura foi encarada para a humanidade em sua história. Maria foi cultuada por diferentes crenças, culturas e povos e colocada em altos escalões até mesmo em outras religiões. Vitor Gruppelli em seu livro “Maria a Igreja e o povo” aborda maria no diálogo ecumênico e inter-religioso, sugerindo que o carinho a Maria é lembrado até mesmo com os muçulmanos.
Mariologia dogmática – Estuda os dogmas marianos de forma isolada. Cada um em seu tempo, contexto e magistério.
Mariologia social – é uma matéria tão importante como as outras em sua essência. Pois dialoga com a política e a sociedade. Recorda a frente de responsabilidade social da igreja. Segundo Clodovis Boff, especialmente na América Latina, onde vivem povos que são, ao mesmo tempo, majoritariamente excluídos e profundamente marianos.
Mariologia sistemática – sistematizar a mariologia é organizar teologicamente, arquitetar a doutrina mariana. É conectar todas as mariologias citadas entre si.
Mariofanias (geralmente opcional). Estuda as aparições marianas. São as manifestações ou revelações milagrosas ou de corpo presente de Maria. É uma matéria um pouco separada, pois é opcional, mas não deixa de ter algum valor teológico e de ser muito aproveitada em diversos cursos de mariologia. A mariologia é grande e envolve até mesmo as deusas pagãs como comparativo à crença mitológica anterior ao cristianismo. É claro que nesse artigo não nos aprofundamos em cada um desses temas. Cada um deles é muito específico e exige um estudo minucioso para cada parte. Mas neste artigo o propósito foi darmos um ponta pé inicial para abrir as portas do que é a mariologia e de seus principais temas.

Bibliografia:
Silveira, Renato - Quem é Maria para nós?. (2012)
Crysto Rei Garcia Paredes, José - Mariologia Síntese bíblica, histórica e sistemática.(2011)
Patsh, José - A mãe do Senhor. (1959)
Groppelli, Vitor - Maria a Igreja e o povo. (2009)
Temporelli, Clara -Maria mulher de Deus e dos pobres. (2011)

Renato é mariólogo há mais de 6 anos. Escreve artigos no blog Cotidiano Espiritual e é autor do livro Quem é maria para nós?

Leia também:

0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.