Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Introdução - Série vicios e virtudes


Introdução da série: VÍCIOS vs VIRTUDES
"Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." São Marcos 8, 34b


Costumo dizer que esta frase é a grande chave para se seguir Jesus com fidelidade. Afinal, o nosso grande inimigo somos nós mesmos. Se a renúncia de si é o grande segredo para a salvação, é também a solução para que tenhamos uma sociedade mais justa, mais fraterna e realmente preocupada com os valores humanos.
É comum, principalmente em épocas de pleito eleitoral, temas como educação, justiça social, distribuição de renda, entre outros, serem muito abordados. Com certeza, precisamos de políticas nesses âmbitos, mas não é o suficiente.
Você saberia dizer onde está o mal do mundo?
Somos sempre tentados a dizer que a culpa de tudo é do diabo, do sistema capitalista, do dinheiro, dos políticos. Mas, se formos muito sinceros, chegaremos a conclusão de que a culpa é nossa.
Não estou dizendo que os outros fatores são vítimas, muito menos que o diabo é inocente. Mas, assim como Deus gerou a vida e nos deu a responsabilidade de fecundá-la, multiplicá-la e de fazê-la prosperar na liberdade de consciência, e não na imposição, o demônio, por sua vez, gerou o mal e morte, mas, como dissemos, temos a liberdade de optar pelo bem ou pelo mal.
Um coração inquieto é o que inquieta o mundo! Infelizmente, o mal do mundo está enraizado no coração do homem. Toda injustiça, desordem, miséria e dor é causada pelos interesses egoístas do ser humano. É o que nos ensina a Sagrada escritura:

"Donde vem as lutas e as contendas entre vós? Não vem elas de vossas paixões que combatem em vossos membros. Cobiçais e não recebeis; sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazeis guerra. Não obtendes porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões". São Tiago 4, 1-3

São Tiago é muito duro nas palavras, mas tudo o que ele diz é a mais pura verdade! Todos os males que assolam a humanidade são gerados a partir dos nossos corações. Claro, tudo isso tem como fonte o pecado original, é algo hereditário. O desejo de ser como Deus levou o homem a desobedecê-lo.
Não vamos nos aprofundar muito nesta questão da origem e dos porquês da existência do mal, pois é muito amplo. Nossa intenção com o que foi dito até aqui é apenas fazer uma introdução acerca do foco principal deste trabalho que é sobre Vícios e Virtudes, pois, se o mal (Vícios) está enraizado no coração do homem desde a queda de Adão, antes disso, Deus já havia plantado em nós o bem (Virtudes).
Nosso interesse é apresentar estes vícios (que na verdade são os sete pecados capitais), seus desdobramentos e consequências e, ao mesmo tempo, mostrar que temos armas para lutar contra os mesmos através da prática das virtudes.

O QUE SÃO OS VÍCIOS OU PECADOS CAPITAIS?São chamados de vícios porque são tendências com que o ser humano já nasce por causa do pecado de Adão. São chamados capitais porque é a partir deles que se desdobram os atos pecaminosos e suas consequências

QUAIS SÃO OS VÍCIOS OU PECADOS CAPITAIS?
São eles os seguintes: a Soberba, a Avareza, a Luxúria ou Impureza, a Ira, a Gula, a Inveja e a Preguiça ou Tibieza.

O QUE SÃO AS VIRTUDES?
As virtudes são como que uma força habitual que nos sustentam, ajudando-nos a perseverar contra o mal e a viver retamente a vontade de Deus. Como foi dito antes, estas virtudes são dons que Deus nos concedeu no momento da criação do homem. As virtudes são muitas e são divididas em três grupos: teologais, morais ou cardeais e anexas.

QUAIS SÃO AS VIRTUDES TEOLOGAIS?São elas a Fé, a Esperança e a Caridade.
São as virtudes que nos levam a conhecer e amar Deus.

QUAIS SÃO AS VIRTUDES MORAIS OU CARDEAIS?
São a Prudência, a Justiça, a Força e a Temperança.
A palavra cardeal vem de Cardo, que em latim que dizer dobradiça ou eixo em torno do qual gira alguma coisa. São chamadas Virtudes Cardeais porque, em torno delas, giram todas as outras virtudes.

QUAIS SÃO AS VIRTUDES ANEXAS?São várias as Virtudes Anexas, são chamadas assim porque estão diretamente ligadas a uma das Virtudes Cardeais.
Algumas das Virtudes anexas são estas: o Bom Conselho, o Bom Senso e o Discernimento, a Virtude da Religião, a Piedade Filial e Patriotismo, a Obediência aos Superiores, a Gratidão, a Verdade ou Veracidade, a Amizade, a Liberalidade, a Magnanimidade ou Grandeza, a Generosidade ou Magnificência, a Abstinência, a Sobriedade, a Castidade, a Humildade, a Estudiosidade e a Modéstia.

Bom, gente, este é só o início desta espécie de seminário sobre Vícios e Virtudes, espero que, desde já, estejamos ajudando nossos leitores a lutar pela salvação.
Nas próximas semanas, estaremos postando reflexões sobre cada pecado ou vício e sobre a virtude que devemos aprimorar para vencê-lo.
Até lá, e que Deus nos abençoe.


0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.