Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Soberba X Temperança

          
          O VÍCIO: A SOBERBA

Todos os vícios ou pecados capitais são extremamente danosos à vida física e espiritual do ser humano. Mas, sem dúvida nenhuma, a Soberba é o pior dos piores. Foi a Soberba que separou Lúcifer da amizade com Deus. Lúcifer era a maior glória da criação de Deus, o ser mais perfeito que havia sido criado. Porém isto não lhe bastou, não bastava ser perfeito, ele queria ser Deus igualando-se ao seu criador. E esta foi sua derrocada:

"Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas, estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.  Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo. Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti. No desenvolvimento do teu comércio, encheram-se as tuas entranhas de violência e pecado; por isso eu te bani da montanha de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, em meio às pedras de fogo. Teu coração se inflou de orgulho devido à tua beleza, arruinaste a tua sabedoria, por causa do teu esplendor; precipitei-te em terra, e dei com isso um espetáculo aos reis" Ezequiel 28, 13-17

Soberba é o mesmo que orgulho e consiste no fato da pessoa ter uma estima excessiva de si mesma. 

- não agradece a Deus as qualidades que possui (e quando o faz não é uma atitude sincera, mas, dissimulação) e fica procurando elogios.

- acha que possui qualidades que na verdade não possui.

- se acha importante demais.

- procura sempre rebaixar as qualidades dos outros.

A Soberba produz ainda: 

Ambição - desejos imoderados de possuir bens e glória.

Presunção - confiança exagerada em si mesmo.

Vã glória - procura de elogios e admiração.

Hipocrisia - atos que mascaram a maldade do coração

Obstinação - não aceitar os conselhos e insistir sempre no mal.

Desprezo - olhar os outros como inferiores. 

A Soberba é um vício que leva a alma a uma cegueira total sobre si mesma e sobre o próximo. A alma soberba não pode amar a Deus e ao próximo na verdadeira Caridade. 

             COMO LUTAR CONTRA A SOBERBA?

          Este trabalho aborda a questão da oposição que há entre vícios e virtudes. Como dissemos na semana passada, antes do pecado original, Deus havia plantado em nós o dom das virtudes, ou seja, antes da nossa fraqueza, Deus já havia nos concedido a fortaleza.
         Já sabemos que existem as virtudes teologais, cardeais e anexas. Para cada pecado capital, temos, pelo menos, uma virtude especifica para vencê-lo. Sabemos que as virtudes teologais são a Fé, a Esperança e a Caridade, estas são as primeiras virtudes a serem aprimoradas para vencer qualquer pecado.

A é aprimorada através da meditação da Palavra de Deus, obediência às suas leis e à Igreja, vida contínua de oração e, claro, através da abertura de nossos corações a ação do Espírito Santo. Ainda temos uma grande aliada que é a presença, intercessão e proteção de Maria Santíssima, a mãe de Deus e nossa. Com ela, tudo fica mais fácil. Recorramos e nos consagremos a ela.

A Esperança é a certeza de que em momentos difíceis Deus não nos abandonará. Se confessamos os nossos pecados é porque temos a Esperança de que ele nos perdoará, se obedecemos seus mandamentos e sua Igreja, é na esperança de um dia o contemplarmos face a face. Isso é dom de Deus e São Paulo nos afirma que a esperança não engana!

A Caridade é o que traz aos nossos corações o verdadeiro amor  por Deus e pelos irmãos. Requer doação à exemplo de Jesus Cristo. Contra a Caridade não existem armas! Só conseguiremos amar verdadeiramente a Deus, quando aperfeiçoamos a Caridade. É interessante que a Fé e a Esperança são aperfeiçoadas à partir de Deus. Já a Caridade toma o caminho inverso, ou seja, seu aperfeiçoamento é a partir do humano. Caridade e amor é a mesma coisa. Portanto, só amaremos a Deus se formos capazes de amar a nós mesmos e ao próximo. Principalmente ao próximo que menos merece o nosso amor.

Todas as virtudes são dons de Deus, porém, todo dom necessita ser aprimorado. Não que os dons sejam imperfeitos, mas diante de tantas coisas  que mancham o homem, estes dons precisam ser descobertos e lapidados em nossos corações.
        
       Estas três virtudes teologais sempre serão usadas na luta contra todo e qualquer vício capital. Mas temos uma virtude cardeal especifica para combatermos a soberba e ela é a Virtude da Temperança.

A VIRTUDE: TEMPERANÇA
 
Ela é o freio da nossa alma. A temperança é a virtude pela qual usamos com moderação dos bens temporais, quer eles sejam comida, bebida, sono, diversão, sexo, conforto e das nossas qualidades particulares. Ela nos ensina a usar essas coisas na hora certa, no tempo certo, na quantidade adequada. Ela nos ensina que certos atos são reservados a certas situações.

Sabendo que o coração humano se deixa seduzir facilmente pelos sentimentos de POSSE, PODER e PRAZER, a virtude da Temperança se une às Virtudes Teologais para que possamos vencer estes sentimentos e atitudes que provem disso. A Temperança nos ajudará a vencer os maus pensamentos e maus desejos, ajudará um casal a nunca trair o sacramento do matrimônio pelo adultério, etc. Todos esses maus pensamentos, maus desejos e ocasiões de pecado devem ser combatidos imediatamente, sem perda de tempo, com muita coragem e força, para que não se tornem pecados mortais.

Também o conforto da vida moderna pode nos levar a pecar contra a Temperança. Reclamamos do calor, reclamamos do frio, não queremos nos levantar da cadeira nem para pegar um copo d'água, sempre achamos algo que nos desagrada nas coisas e nas pessoas. A virtude da Temperança nos ajuda a esquecer um pouco tudo isso e pensar mais em ajudar, em trabalhar, em vencer seus próprios defeitos.

        Virtudes morais anexas à Temperança
 
Abaixo estão algumas das virtudes anexas a temperança:

·         Abstinência
·         Sobriedade
·         Castidade
·         Estudiosidade
·         Modéstia exterior
·         Humildade

São várias as virtudes anexas a Temperança, apesar de listarmos algumas delas, vamos nos preocupar em abordar apenas a virtude anexa que está diretamente ligada ao combate à soberba.

A Virtude da Humildade
Pela virtude da humildade, o homem regra tudo o que toca sua própria excelência de acordo com o soberano domínio de Deus, de modo que ele não queira ser mais do que é ou do que lhe convém, segundo o lugar e o grau determinados por Deus.
Por si próprio o homem nada pode, e tudo que ele faz sem Deus é manchado pelo pecado. Por isso, ao considerar a si próprio em Deus, ele coloca-se no seu lugar verdadeiro, inclusive em relação ao próximo. Sendo assim, nada mais justo do que o homem se considerar sempre o último de todos, visto que sozinho ele nada pode.
Dicas para nossa luta diária:

* Tenha um momento de oração pessoal;
ü          * Medite a vida de Jesus, seu atos, seus interesses e sua doação pela humanidade;
ü          * Leia a bíblia;
ü          * Tenha momentos de devoção a Santa Maria através do terço;
ü          * Faça momentos de adoração onde você se coloca no lugar de servo;
ü          * Dê importância a seu próximo e queira servi-lo;
ü          * Use seus talentos em prol do próximo;
ü          * Olhe para as pessoas com respeito e reverência;
ü          * Seja grato a Deus e às pessoas;
ü          * Quando fizer uma boa ação, não se vanglorie nem espere recompensa, apenas pense que fizeste o que deveria ter feito e agradeça a Deus pela oportunidade de fazer a diferença neste mundo;
ü          * Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga o Mestre;
ü          * Medite na vida dos santos;
ü          * Alegre-se com o que você tem e equilibre seus sonhos e desejos tendo como medida a palavra de Deus e os ensinamentos da Santa Igreja;
ü           * Queira servir sempre, mesmo quando tiver o direito de ser servido;              
Tenha uma ótima semana!

Lucio Marciano


lucio_marciano@yahoo.com.br

0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.