Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Unção dos enfermos(antiga extrema unção)

Unção dos enfermos
Às vezes fico impressionado como ainda há desconhecimento no meio católico com relação a muitos temas de nossa fé. Ainda hoje há católicos que acham que se uma pessoa recebe a Unção dos Enfermos é porque vai morrer. Não sei se isto é falta de esclarecimento ou falta de interesse em saber o que é verdade e o que é mito sobre este Sacramento.
O Sacramento da Unção dos Enfermos é uma graça muito especial do Senhor para os seus filhos. Na verdade este Sacramento não é para quem está morrendo e sim para quem está correndo risco de morte. Não é um ritual onde o sacerdote encomenda a alma da pessoa, a Unção dos Enfermos é um Sacramento de cura, conforme a orientação de São Tiago:

“Alguém está enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes faram oração sobre ele, ungindo-o com óleo em Nome do Senhor. A oração de fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados.” São Tiago 5, 14-15

A providencia divina nos acompanha em todos os momentos de nossa vida. Desde o nascimento até o fim de nossa existência nesta terra, Deus preparou oportunidades de santificação e salvação. Os Sacramentos foram instituídos visando nossa salvação e a Unção dos Enfermos é muito especial e eficaz, pois visa a cura do corpo e da alma, e ainda perdoa os pecados.
Entendo que falta na maioria paróquias um trabalho voltado para os enfermos, não estou dizendo que este trabalho não existe, o que falta é a implantação deste em muitas das nossas comunidades. As pessoas ainda tem medo de chamar o sacerdote quando um parente fica gravemente doente ou necessita passar por uma cirurgia, pois pensam que ao fazer isso será o mesmo que condenar esta pessoa a morte. Mas é exatamente o contrário! Ao receber o Sacramento da Unção dos Enfermos a pessoa está sendo destinada a cura e a vida.
Deus não é o autor da enfermidade e nem da morte, estas duas existem por causa da fragilidade do homem, conforme nos ensina o livro da Sabedoria 1,13. Mais para frente o Livro da Sabedoria vai dizer também que a morte entrou no mundo por inveja do diabo. Deus cria a vida, e o diabo nos invejando por causa do carinho que Deus nos dispensa e invejando Deus pela sua grande glória, cria a morte. É impressionante como esse sujeito é desengonçado e trapalhão! Ele tenta imitar Deus, e nunca consegue, ele queria ser Deus, coitado! Uma comparação que faço é que Deus e o diabo são dois churrasqueiros, Deus vem e nos serve aquela picanha maravilhosa, bem temperada. O diabo não quer deixar por menos, mas vem e nos oferece carne moída. Será sempre assim, e é triste saber que tem muita gente comendo carne moída achando que é o melhor que se pode comer.
Agora, imagine se na sua paróquia existisse uma equipe que além de apenas levar a Sagrada Eucaristia aos enfermos em suas residências, se empenhassem também em levar estes esclarecimentos, que incentivassem as pessoas a entenderem e acolherem o Sacramento da Unção dos Enfermos? Se esta equipe realizasse encontros, palestras, missas voltadas para os nossos irmãos enfermos e seus familiares. E quem sabe neste momento o Senhor esteja lhe tocando e inspirando a começar este trabalho tão lindo em sua comunidade?
Engana-se quem pensa que este Sacramento foi inventado pela Igreja, Jesus já havia o instituído e enviava os discípulos a ministrá-lo:
“Eles então saíram para proclamar que o povo se convertesse. Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo muitos enfermos e os curavam.”
São Marcos 6, 12-13.
A Igreja, pela missão que recebeu do seu Esposo, apenas continua o trabalho começado por ele.
O projeto inicial de Deus para nós é e sempre foi de vida plena, sem doença, sem choro, sem morte. Infelizmente por causa de nossos pecados, constantemente este projeto é ameaçado pela violência, acidentes, doenças, etc. Geralmente pedimos saúde e paz em nossas orações. Mas, quando somos atingidos por um mal que pode nos levar a morte física e até mesmo a morte espiritual, o Sacramento da Unção dos Enfermos “entra em cena” para nos auxiliar neste momento. Deus sabe de nossas dificuldades e providenciou meios de cura e salvação além da fé. Até porque é impossível receber este sacramento sem fé. O único impedimento para se receber este Sacramento é no caso da pessoa ser perseverante publica e abertamente no pecado. Tanto que até mesmo uma pessoa não católica pode receber este Sacramento, claro que neste caso ela não vai receber a Sagrada Comunhão, mas, é possível ministrar o Sacramento também, por exemplo, a um enfermo de confissão protestante. Alguém pode dizer que estou dizendo para se ter fé no Sacramento e não em Deus. Mas isso é uma tremenda ignorância, pois todo Sacramento é a Presença Real de Deus materializada. No Batismo, Deus nos assume como filhos e concede a condição de herdeiros, no Matrimonio, Deus materializa sua presença através da comunhão e da intenção do casal. No Sacramento da Unção dos Enfermos é a mesma coisa! Todo Sacramento contêm Deus, ou seja, em todo Sacramento, Deus é e está verdadeiramente. Não preciso nem falar da Eucaristia não é?

Vejamos quem pode receber o Sacramento da Unção dos Enfermos:
• Os fiéis que adoecem gravemente por enfermidade ou velhice
• Os fiéis que serão submetidos a uma operação cirúrgica sempre que uma doença seja a causa da intervenção.
• As pessoas de idade, cujas forças se encontrem sensivelmente debilitadas, mesmo que não se trate de grave enfermidade.
• As crianças que tenham atingido tal uso da razão que possam encontrar conforto no Sacramento.
• Os doentes privados dos sentidos ou do uso da razão, desde que se possa crer que provavelmente a pediriam, se estivessem em pleno uso das faculdades.
• Sob condição. Os fiéis de cuja morte se tem dúvida.
Vejamos também os efeitos que a graça deste Sacramento nos confere:
• A união do doente com a paixão de Cristo, para seu bem e o bem de toda Igreja.
• O reconforto, a paz e a coragem para suportar de forma verdadeiramente cristã os sofrimentos da doença ou da velhice.
• O perdão dos pecados, se o doente não puder obtê-lo pelo Sacramento da Reconciliação.
• O restabelecimento da saúde, se isto convier a salvação espiritual.
• A preparação para a passagem à vida eterna.
Portanto, tenhamos a confiança de que se Deus é o Deus da vida, os Sacramentos por ele instituídos também o são.
Se por acaso, de acordo com a sabedoria de Deus a pessoa que for ungida por este Sacramento vier a falecer, a nossa certeza é de que ela estará apta a receber sua herança e contemplar Deus face a face!
Precisamos incentivar as pessoas a compreender e querer receber este Sacramento tão valioso. Talvez você tenha um parente em condições de perigo de morte e até agora não tinha se dado conta de que a Igreja tem também uma graça especial para as pessoas que se encontram nesta situação. Talvez um de seus avós, pais, tios, vizinhos estejam necessitando receber a Unção dos Enfermos e até agora não apareceu ninguém para oferecer isso a ela. Talvez esta seja a sua missão neste dia. Levar a cura e a Salvação para a vida de uma pessoa.
Por ser um Sacramento que só pode ser ministrado por um Sacerdote, converse hoje com seu pároco. Se a pessoa é jovem e está doente ou precisará passar por uma cirurgia, converse com o padre, peça para ele fazer uma visita a essa pessoa. Ele mesmo irá avaliar e concluir se esta pessoa realmente necessita receber o Sacramento. Talvez esta pessoa já tenha recebido a Unção em algum momento da vida, mas com o tempo ficou doente de novo, essa pessoa pode receber o Sacramento novamente.
Quantas pessoas já morreram sem ao menos saber a verdade sobre a Unção dos Enfermos? Quantos de nossos irmãos não são ungidos porque a família o privou disso por medo da pessoa morrer?
Hoje você conhece um pouco melhor sobre este magnífico Sacramento, e hoje você é um pouco mais responsável pela salvação dos nossos irmãos enfermos.


Lúcio Marciano - lucio_marciano@yahoo.com.br

0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.