Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Avareza X Força: 3ª parte da série


O VÍCIO: A AVAREZA
Na semana passada falamos da Soberba e do mal terrível que ela causa a alma do ser humano, pois leva-nos a uma cegueira tal por causa da estima excessiva de si. A Avareza por sua vez, consiste na estima excessiva pelo dinheiro e pelos bens materiais. Este é o vício da mesquinhez! A alma dá tanta importância as riquezas que vive em torno de ter e adquirir para si. É o pecado do egoísmo.
 

Pode até parecer estranho o que vou dizer aqui, pode até soar como crueldade, mas, este é um vício que podemos constatar logo nos primeiros anos de vida de uma pessoa. Quase toda criança é avarenta! Claro que digo isto tomando o devido cuidado de deixar claro que as crianças são totalmente inconscientes desta condição. Mas repare como é difícil para uma criança se desfazer de um brinquedo em boas condições para dar a alguém. Mesmo que este brinquedo fique o tempo todo encostado. Nesta situação é preciso que os pais desenvolvam nos filhos a capacidade de dar, de se desapegar.
 

Mas, infinitamente mais grave é a situação de um adulto avaro! Existem pessoas que preferem morrer a perder algum bem. E não é um vício próprio dos ricos não, existem pessoas que mesmo sendo pobres conseguem deixar a avareza falar alto. Pessoas que brigam e fazem questão por coisas bobas por serem demasiadamente apegadas. Roupas que estão a anos no armário não são usadas e nem dadas. Tem gente que deixa de pagar contas e até comprar coisas necessárias no intuito de juntar dinheiro.
 

O avaro quer o lucro sempre, não dá nada para ninguém, só vende. A avareza implica em não confiar em Deus e sim em suas posses.
 

Foi este vício que trouxe a desgraça a Ananias e Safira:
Um certo homem chamado Ananias, de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu um campo e, combinando com ela, reteve uma parte da quantia da venda. Levando apenas a outra parte, depositou-a aos pés dos apóstolos. Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo? Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus. Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto. Apoderou-se grande terror de todos os que o ouviram. Uns moços retiraram-no dali, levaram-no para fora e o enterraram. Depois de umas três horas, entrou também sua mulher, nada sabendo do ocorrido. Pedro perguntou-lhe: Dize-me, mulher. Foi por tanto que vendestes o vosso campo? Respondeu ela: Sim, por esse preço. Replicou Pedro: Por que combinastes para pôr à prova o Espírito do Senhor? Estão ali à porta os pés daqueles que sepultaram teu marido. Hão de levar-te também a ti. Imediatamente caiu aos seus pés e expirou. Entrando aqueles moços, acharam-na morta. Levaram-na para fora e a enterraram junto do seu marido.
Atos dos Apóstolos 5, 1-10

Que coisa mais ridícula foi a atitude de Ananias e sua esposa. Ora, eles não tinham obrigação nenhuma de dar o dinheiro da venda do campo. Eles poderiam ter doado ou não o mínimo, a metade, a maior parte ou todo o dinheiro. Só não podiam ter mentido e foi exatamente o que fizeram, pois a avareza os levava a querer se resguardar de um possível insucesso na vida em comunidade.


A avareza ainda produz:

- injustiça: para com o próximo : roubos, trapaças etc.


- traição : como Judas, que vendeu Jesus por trinta moedas.


- dureza do coração diante da pobreza: nunca dá esmolas nem quer ajudar os pobres


- preocupações constantes: medo de perder tudo.


- esquecimento de Deus e da salvação eterna

 

COMO LUTAR CONTRA A AVAREZA?

Para vencer a avareza devemos considerar que tudo é palha diante da vida, que todos os dons que temos, sejam eles materiais ou espirituais nos foram dados de graça e essa é a verdadeira riqueza da alma. Contemplemos a simplicidade de coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu amor pela pobreza e pelos mais humildes e toda sua vida voltada para fazer a vontade do Pai.
O amor o demasiado aos bens materiais nos leva a sermos escravos e viver em torno deles. Por isso Jesus já havia nos alertado:



“Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”
São Lucas 16, 13.

A preocupação de Cristo ao declarar isso foi exatamente pelo fato de que quando trabalhamos demais no intuito de conquistar, dificilmente seremos capazes de nos desprender destas coisas. Para lutarmos contra esse vício, Deus nos concede a virtude da força.

A VIRTUDE DA FORÇA.


Já podemos perceber como nossa vida vai depender da presença e do desenvolvimento das virtudes em nossa alma. A vida do católico deve ser um exemplo de fidelidade à lei de Deus, aos seus mandamentos, à natureza humana, com todas as suas riquezas, mas também com todas as suas exigências. Muitas vezes parecerá difícil a realização dos nossos deveres para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo. Para que nós tivéssemos mais ânimo neste combate do dia a dia, Deus Nosso Senhor nos deu a virtude da Força.

A Força é a virtude que dá à nossa vontade a energia necessária para vencer os obstáculos que nos atrapalham na prática do bem. Devemos resistir, quer dizer, permanecer firmes na Fé, apesar dos ataques dos nossos inimigos e das nossas fraquezas pessoais. Devemos agir; ter Força é manifestar espírito de iniciativa, alegria na realização do dever de estado, perseverança no combate contra nossas paixões: o orgulho, o egoísmo, a raiva, a sensualidade, a avareza etc. Praticando os atos da virtude de Força, conseguiremos, com a graça de Deus, vencer as tentações, fugir dos pecados e das ocasiões de pecado que nos chamam com tanta força para o mal.
Sendo um pouco mais objetivo no que tange ao tema de hoje. A virtude da força é o que nos sustentará por exemplo, para que não cometamos injustiças para que alcancemos a realização dos nossos interesses. A virtude da força nos ajudará a resistir a propostas indecentes, as traições.
Virtudes anexas à Força


Algumas das virtudes morais anexas à força são as seguintes:

- A Magnanimidade ou grandeza
- A generosidade ou magnificência
- A Paciência


Contra a avareza, temos a virtude da generosidade ou magnificência.
A generosidade consiste em saber gastar do que é seu para ajudar as obras que necessitam e para realizar o que deve ser realizado. Esta virtude supõe que a pessoa possua a riqueza correspondente, ou seja, tudo que tenha seja fruto de trabalho e honestidade. Ela é a virtude dos ricos que ajudam as obras de misericórdia, as casas religiosas. É a virtude dos fiéis que ajudam à Igreja no Culto Divino, nas construções necessárias, no sustento do padre. É também a virtude do pai que gasta seu dinheiro para construir um patrimônio para sua família. É a virtude das obras de caridade para com os mais pobres e necessitados. É a virtude de quem dá com alegria.

DICAS PARA A LUTA DIÁRIA.

 
Além da vida de oração, leitura da bíblia, freqüência a Santa Missa, e todas as ações próprias de um verdadeiro católico, podemos aperfeiçoar as virtudes contra a avareza da seguinte forma.


 Medite a vida dos santos em especial São Francisco de Assis e toda sua obra;


 Considere que tudo é transitório, que tudo neste mundo um dia acabará;


 Ajude as pessoas que necessitam;


 Dê esmolas e queira ser generoso;


 Experimente dar o que de melhor você pode oferecer;


 Tenha seus bens como dons e não como posses;

Até a próxima semana!
Lucio Marciano


lucio_marciano@yahoo.com.br
 

0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.