Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Minha Luta é contra mim mesmo! (Parte 3)





Minha luta é contra mim mesmo!A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz violência para aí entrar. (Lucas 16,16.)
ADESTRADOS PELO ESPÍRITO.“Tomai meu julgo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas” (Mateus 11,29)Quantas vezes pedimos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei do nosso coração semelhante ao vosso.”?
Mas o que é ser humilde? O que é ser manso?
Ser humilde é ser capaz de se humilhar. Humilhar-se é agir como se você fosse inferior, é se menosprezar, é ser capaz de se rebaixar ainda que tenha virtudes. Ser humilde é ter a real consciência de sua condição de fraqueza. É reconhecer que seus dons e talentos provêm de Deus. Ser humilde é fazer pelo próximo o mesmo que Jesus faria. Jesus sendo tão santo foi capaz de se abaixar e ficar da mesma estatura de uma prostituta pega em flagrante adultério.
Humanamente para nós é muito difícil ser humilde, pois temos o grave vício de ver as pessoas pelos seus defeitos e qualidades e não pelo que realmente são. Mas, humildade e mansidão, só são adquiridas com a prática. São virtudes a serem trabalhadas.
Ser manso é ser pacífico, sereno, tranqüilo. Gosto muito de alguns outros adjetivos dados à palavra manso, como: domesticado e amansado.
Estes dois adjetivos me fazem pensar nos animais adestrados.
É interessante ver animais como os cães que antes eram tão agressivos, depois de bem treinados, facilmente obedecerem ordens.
Da mesma forma, nós precisamos ser treinados para a mansidão. Se na sua casa ou trabalho você não tem encontrado um ambiente propício para manter a calma, eis uma grande oportunidade para começar a se adestrar. É praticando que aprenderemos a ter serenidade e tranqüilidade. Precisamos ser amansados!
Dizem que há dois tipos de adestradores: Aqueles que adestram os animais na base da truculência, e aqueles que adestram na base do carinho e atenção.
Os animais que são adestrados pelos adestradores truculentos, demonstram medo e inquietação ao ouvirem os comandos, já os que são adestrados pelos carinhosos, demonstram confiança, alegria e prontidão.
Devemos nos deixar amansar pela doutrina de Cristo, devemos permitir e desejar que o Espírito Santo seja nosso adestrador. Necessitamos ser orientados pela palavra de Deus. Jesus diz que seu jugo e sua doutrina trazem repouso às nossas almas.
Já o outro adestrador, o inimigo de nossas almas, na verdade nem nos adestrou. Apenas nos viciou, apenas nos alienou tornando-nos escravos de nossos apetites egoístas. Não é verdade que quando recebemos os comandos dos nossos instintos sentimos tristeza por não termos forças para dizer não? Pergunte para uma pessoa que está acostumada a gritar na hora do nervoso se ela se sente bem quando grita. Claro que não! Se é desconfortável para quem escuta, também é desconfortável para quem grita.
O grande problema é que essas pessoas geralmente não têm noção do dano que seus gritos causam, e se têm, muitas vezes, não sabem como mudar. Essa pessoa caiu no vício e é difícil se desvincular de qualquer vício. Isso ocorre com qualquer pessoa. Pergunte para qualquer indivíduo que tenha algum vício e que tenha consciência do mal gerado pelo mesmo, se ele se sente feliz ao ceder.
Da mesma forma, acontece com as pessoas ressentidas, com as que sofrem com a escravidão de sua sexualidade e tantas outras cadeias. Elas agem, ou melhor, cedem as suas fraquezas como que por impulso, consciente ou inconscientemente, acham que é o melhor a se fazer. É a dita filáucia, o amor de si contra si. A pessoa age visando o bem de si, mas o fruto da ação, na verdade, é o mal de si.
As pessoas precisam entender que necessitam renunciar a si, renunciar a este amor egoísta.
Quando penso em renúncia, também me lembro de Maria.
Como pode uma pessoa renunciar-se a si mesma, aos seus sonhos, colocar em risco sua reputação e a reputação de seu noivo e ainda cantar?
Só mesmo confiando em Deus, só mesmo deixando o Espírito Santo agir. Confie em Deus, confie que o Espírito de Cristo irá te sustentar. Não vai ser fácil, provavelmente será um processo demorado, mas, tenha fé. Sem fé não poderemos agradar a Deus, sem fé não teremos força, não conseguiremos esperar e nem perseverar.
Mas se crermos verdadeiramente, se declararmos de todo coração que renunciamos a nós mesmos por amor de Deus, imediatamente o Senhor começará a agir.
Deixo aqui uma palavra de encorajamento proferida por quem sabe o que é renunciar-se a si mesmo, e muito mais, alguém que venceu a si e venceu o mundo:

“Referi-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo havereis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (João 16,33)


Por Lucio Marciano

Leia Também:

0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.