Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por que rezar Ave Maria?





Por que rezarmos ave maria?

Simplesmente porque agrada a Deus, pois saudamos sua mãe imitando o que  o anjo enviado por Ele o fez no começo de Seu plano de redenção. Já dizia são Luiz de Montfort: "é a saudação que o Altíssimo Senhor indicou a um Arcanjo para ganhar o coração da virgem de Nazaré".
A primeira parte desta bela oração, não é tão dificil entendermos, pois ela é bem explícita na bíblia. 

Ave Maria cheia de graça! O senhor é convosco! 

Nada mais é, do que a anunciação de Maria pelo Arcanjo.
Alegra-te cheia de graça!! O senhor é contigo!! (Lc 1, 28)
nesse trecho, ja podemos entender a plenitude da graça de Nossa senhora. 


Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito o fruto do vosso ventre Jesus!
Essa parte, é a visita da mãezinha à Santa Isabel. Na qual Isabel, proclama esta frase.
Proclamar significa falar em voz alta. Ela diz: BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO FRUTO DO TEU VENTRE (Lc 1, 42)
A segunda parte, apesar de ter fatores bíblicos, é um pouco mais complexa de compreender, afinal, não é explicita na bíblia, deve se usar a razão para entender, e refletir sobre a própria bíblia. 


Santa Maria, mãe de Deus! 
A santidade de Maria é incontestável, todo aquele que crê nas promessas de Deus, aceita suas vontades e agarra pra si com toda força e com toda a vida é um santo! Quanto mais aquela que aceitou por meio dela nos trazer o salvador (Lc 1, 35). E mãe de Deus, se da ao fato de Jesus ser VERDADEIRO Homem e VERDADEIRO Deus. Algumas pessoas acreditam que ela foi mãe apenas de Jesus como homem. Porém, Jesus nunca foi meio Deus e meio homem, e também nunca foi duas pessoas ao mesmo tempo. Ele é homem e Deus ao mesmo tempo (Jo 5,20), porque se fez carne através de Maria, mas nunca deixou de ser Deus. Ainda nas palavras de Santa Isabel, constatamos sua maternidade divina "mãe de meu senhor"
(Lc 1, 43) Se dissermos que ela foi apenas mãe do corpo de Jesus, logo ela ainda é mãe de Jesus, pois seu corpo está vivo! Ressuscitou! Então, reze com convicção SANTA MARIA MÃE DE DEUS!
A mãe de Deus, a mãe que Ele escolheu...aquela que só poderia ser livre do pecado para dar a luz a Jesus, nosso Deus e senhor.

Por que rogai por nós pecadores?
Justamente por ela ter vivido uma vida imaculada, livre da macula, livre do pecado. Santo Agostinho de Hipona, bispo e doutor da igreja, considerado um dos maiores filósofos de todos os tempos, disse: “Não se pode nem tocar na palavra pecado em se tratando de Maria”. Também não somos apenas católicos romanos que acreditamos na vida imaculada de Maria, Ortodoxos e as igrejas evangélicas da reforma (Lutherana e Anglicana, algumas Metodistas) também acreditam em uma vida sem pecados de Maria. Por isso pedimos: rogai por nós pecadores, como se disséssemos: “nós que não tivemos uma vida sem pecado como a sua mãezinha!”. Então, pedimos a intercessão dela até Jesus, daquela que não teve pecado, para que Ele possa nos perdoar de nossos pecados, pedimos que ela suplique a Jesus na Justiça Dele. Ela pede a Jesus, e Ele que diagnostica se cede ou não. Sabemos que Jesus honrou e honra muito sua mãe (4° mandamento) por isso, não resiste às suas súplicas, até porque, ela como completamente santa, jamais intercederia por algo que não fosse da vontade do filho e do Pai. Como nas bodas de Canaã, a primeira intercessão de Maria a Jesus, não era hora dele, mas Ele a atendeu, por sua doçura e solicitação de mãe.

Agora e na hora de nossa morte?
Sim! Iremos passar por um julgamento, do Juiz dos Juízes...Que Misericordioso é, mas justo também. E se formos devotos às súplicas de nossa mãezinha, lá, ela também será nossa Advogada no Tribunal Celeste, sabemos que nessa mesma hora, ela estará torcendo e orando por nós, para estarmos com ela também no paraíso de Deus!!!!


45 comentários:

Rafaela Carolina disse...

Parabéns, adorei a dedicação.
Obrigada pela ajuda ;)
Fiquem com Deus.

cotidiano disse...

Muito obrigado!!Agradecemos o comentário!
Paz de cristo!

MMRD disse...

Amei a explicação sabe? Sou Católico e não gosto de discutir religião, mas as vezes os protestantes passam dos limites, gosto de estar preparado, ficou linda a explicação, andare con Dio'

Rômulo Santos disse...

Bom, para mim esses argumentos não são suficientes. Se alguém quiser pode ver esse artigo bem interessante sobre esse assunto. (http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/AnaliseBiblicaOracaoAveMaria-HFontes.htm)

cotidiano disse...

Olá Romulo!
Bem, primeiramente, aqui não estamos tentando convencer ninguem com "argumentos" nenhum. Afinal, cada um tem seu livre arbítrio. Você cita em seu artigo a biblia Almeida, que é cheia de traduções incorretas e distorcidas da Vulgata e da Septuagenita! Portanto nem vou discutir o quão blasfemica é a tua postagem meu irmão.
já ouviu aquele famoso ditado? "Não ha pior cego do que aquele que não quer ver?" Pois bem, ignorar Maria, é ignorar a maior e mais perfeita discípula de Cristo! É ignorar a nova arca da aliança que trouze dentro de si o Salvador. É ignorar a mãe que Jesus deixou pra gente("Filho eis aí tua mãe").
Passe bem.

Rômulo Santos disse...

[url=http://smileygenerator.us][img]http://smileygenerator.us/aerobanners/links/222_141_901_771.0245277001377023858.gif[/img][/url]
Cotidiano, não estou ignorando Maria, é claro que ela é importante, ela teve uma graça tremenda, o fato é que a própria bíblia diz, assim como a católica que não existe intermediários entre Deus e os homens a não ser Jesus, o único salvador, que ressuscitou dentre os mortos.

Rômulo Santos disse...

Só um esclarecimento. Eu sou católico de batismo, inclusive ainda frequento a igreja, e foi observação do que ocorria na igreja em comparação com bíblia, que vi que existia muita coisa contraditória. Só pelo batismo já se tira, a bíblia diz: "Quem crê e for batizado será salvo, quem porém não cre, será condenado." O que me diz das crianças desde pequenas serem batizas? por acaso uma criança já tem convicção para crê?
[url=http://smileygenerator.us][img]http://smileygenerator.us/aerobanners/links/941_302_13_771.0260150001377024667.gif[/img][/url]

cotidiano disse...

Olá Romulo, que bom q vc eh católico e que está buscando respostas às suas indagações...admiro isso!
Pois bem, é uma resposta um pouco longa, mas vamos por partes, tenha paciencia por favor, mas leia tudo!
Bem, nós sabemos que Jesus, é o único mediador de salvação, porém não de intercessão. Todos nós cooperamos pela graça de Deus como corpo de Cristo que somos, as graças que Deus da para nós. Eu posso interceder por você, orar por vc e etc...mas com que direito eu faço isso, se Jesus é o único Mediador?? Pois bem, eu coopero com a Graça para que Deus aja na tua vida. O mesmo acontece com Maria, Aliás, Deus quis servir-se dela, não precisaria, poderia ter feito um nenem cair do céu, mas o fez e quis que fosse por Maria. A questão é, Cristo é o unico mediador de salvação ao Pai? Sim! Mas é o unico que ora por nós? Não, todos nós fazemos isso.

Quanto ao batismo, teria dezenas de respostas para te dar. Mas vou me ater apenas a uma delas, que é explicitamente bíblica. Em (Mt 19,14) está escrito o grego "brepe e prosepheron" que significa crianças de colo. Além disso, São Paulo (Colossenses 2) diz que o batismo na Nova Lei tomou o lugar que a circunscisão tinha na Antiga. Ora, era nas crianças que o rito de circunscisão era mais aplicado pelo preceito Divino. Podemos ler em Atos dos apóstolos: At 2,38″…E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO em nome de Jesus Cristo.
39: “Pois a promessa É PARA VÓS E VOSSOS FILHOS”.
FILHO do grego “teknia” TRADUZINDO = Criancinhas recem nascidas!"Teknia" também se refere a criancinhas recém nascidas
O caso é que o batismo, não serve simplesmente para tirar pecados, senão eu me batizaria no ultimo dia da minha vida e pronto, iria para o céu. Mas não, o batizmo é para ingrenarmos na vida cristã e também para tirar o pecado original, que não é cometido mas sim contraído. Lembre-se "deixai as criancinhas virem a mim, não afastai-as". Se uma criança não tem conciencia de ter Jesus como Senhor (e de fato não tem) também não tem conciencia para pecar, e vejo muitos protestantes dizendo que criança peca sim! O que é absolutamente errado. Mas estamos dizendo que o batismo imprime na alma o carater cristão.
Espero ter ajudado.
Paz de Cristo na ternura de Maria

Rômulo Santos disse...

Gostei da explicação, está de parabéns. Vou procurar me informar mais a respeito e observar os dois lados da moeda inteiramente, tanto o lado católico como o protestante. Muita gente quando estuda história do Brasil e ver como os jesuítas catequizavam os indígena, ver o lado negativo da coisa, ou mesmo quando tem conhecimento que na antiguidade as pessoas eram proibidas de ler a Bíblia, colocavam até veneno nas folhas para que se atrevesse. Eu posso está errado quanto a isso e sei também que o protestantismo tem as suas falhas...

cotidiano disse...

Olá Romulo! Primeiramente, obrigado pelo elogio! E que bom que pude te ajudar. Sim, é interessante que vc veja mesmo os dois lados da moeda, entre em oração e peça pra que Deus te revele a verdade no íntimo do teu coração. Só Ele pra te mostrar o caminho certo, ou ao menos aquele que vc se adequará melhor. Se queres um conselho, mesmo quanto ao protestantismo, CUIDADO com a igreja protestante que vc procurar...Há muitas igrejas sérias e boas protestantes, e aqui te indico algumas:
Luterana
Anglicana
Presbiteriana
Metodista
Essas, embora sejam igrejas divididas da unidade, elas tem um bom diálogo ecumenico, uma boa teologia e são da reforma, ou seja, têm uma tradição.

Quanto à suposta "proibição" de ler a bíblia meu irmão, convido vc a assistir esse belo vídeo do Pe. Paulo Ricardo, no qual ele explica bem exatamente o que aconteceu..
http://www.youtube.com/watch?v=gITUmE91JtA

Grande abraço

Unknown disse...

Muito bom mesmo, renovou ainda mais minha fé! Sou católico e quero permanecer católico, essa explicação me ajudou a entender melhor a oração e a fé que devemos ter em Maria.
Obrigado!

cotidiano disse...

Que bom que gostou e que foi util pra você Renan!! Fico muito feliz!
Abraços

OBS: Adquira o livro "Quem é Maria para nós?" Tenho certeza de que irá gostar!
Paz

Unknown disse...

Fico só com a PAZ DE CRISTO, Maria já morreu, então ela não pode amar mais ninguem, CRISTO ressussitou e esta vivo ate hoje. Maria esta morta, Muito menos ser intercessora de alguem. A palavra de Deus diz que ele não divide a Glória dele com ninguem, não precisamos de atalho já temos o caminho JESUS CRISTO. DEUS USE O PODER DELE PARA FAZER VOCES VEREM A VERDADE, EM NOME DE JESUS CRISTO. AMÉM.

cotidiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cotidiano disse...

Epindolas Soares!! O que você está falando contradiz BASTANTE com a bíblia. “Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (LC 20, 36) Em Apocalipse 6, 9-10 também nota-se as almas dos justos BEM VIVAS.
Jesus promete ao bom ladrão, que "ainda HOJE estará comigo no paraíso" e não morto!!!Ou seja, vc está contradizendo toda a palavra de Deus meu irmão. Converta-se.

Unknown disse...

Me ajudou muito essa explicação, Cotidiano, sou católico Apostólico Romano, e estou cada vez mais me aprofundando na Bíblia, respeito muito Maria, mas também tinha minhas dúvidas sobre se ela poderia ou não interceder por nós, pois Jesus é o caminho, você parece entender bem do assunto, quase sempre peço a Deus pra me guiar quando leio a Bíblia e que sempre me mostre o certo a fazer,
Paz de Cristo.

cotidiano disse...

Olá! Vanderson José!! Agradecemos muito o comentário e ficamos felizes que tenha te ajudado na busca pelos estudos. É completamente normal na nossa caminha vir dúvidas e tentações, afinal, estamos rodeados o tempo todo de falsas doutrinas e falsos profetas, mas que Maria possa te abençoar e cobrir com seu manto protetor e te levar a Jesus. Fica para você uma boa dica de estudo: o livro "Quem é Maria para nós?" que vendemos aqui mesmo no Cotidiano Espiritual pelo PagSeguro http://cotidianoespiritual.blogspot.com.br/2012/02/renato-moderador-do-blog-catolico.html.
Adquira-o!!Tenho certeza que você irá gostar bastante e te ajudará na caminhada!
Paz de Cristo na ternura de Maria

Unknown disse...

Obrigado, vou adquiri-lo mesmo.

cotidiano disse...

Nós é que agradecemos. Espero que já tenha chegado o livro em sua residência.

Unknown disse...

Epaminondas Soares Aquino Filho Deus divide sim sua Glória,não dó divide como,concede,prepara e glorifica aqueles que o honra.

“Eu lhes dei a glória que me deste” (Jo 17,22)

–“Deus concede graça e glória“ (Salmo 84,11) ou (Salmo 83,12);

–“O que… Deus preparou para nossa glória“ (1 Cor 2,7);

–“Os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou“ (Rm 8,30);

– “Vi outro Anjo descendo do céu, tinha um grande poder e a terra ficou iluminada com a sua glória” (Ap 18,1);

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com todo o respeito a fé de todos os que rezam para Maria ou qualquer outro santo, ao ler esse artigo senti vontade de expressar minha opinião. Não consigo ver motivos para buscar esse tipo de intercessão, pois a nossa fé cristã se apóia no novo testamento da bíblia sagrada, e ela nos diz que o nosso único intercessor junto a Deus é Jesus Cristo, foi ele que morreu na cruz para pagar nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e está assentado a destra de Deus intercedendo por nós, e também a única oração ensinada por ele é a do pai nosso, e ele nos ensinou a pedirmos tudo ao pai em nome de Jesus Cristo. Creio que Maria assim como outros santos foram realmente pessoas excepcionais que viveram sobre a face da terra procurando ter uma vida correta, e alcançaram muita misecordia das mãos de Deus e operaram milagres assim como muitos anônimos operam através de Deus todos os dias, a todo momento, e nem por isso são todos santos, porque essa foi a promessa recebida por Jesus antes da sua partida ao céu, falando que esses sinais seguiriam aqueles que cressem nele, que em seu nome expulsaram demônios, curariam os doentes, e por aí vai. Temos o exemplo de Pedro, que acho que também é considerado santo, na porta do templo quando ele curou um coxo e este se prostrou diante dele, ele disse: levanta-te que sou homem como tu, da glória a Deus!....Todos esses foram homens e mulheres como nós, não possuíam uma natureza divina como Jesus, portanto creio que se algum desses santos pudessem falar sobre isso talvez eles se sentissem até constrangidos com toda essa situação criada em cima deles.

cotidiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cotidiano disse...

Olá, Rafael, tudo bem?
Pois bem, primeiramente obrigado pelo seu comentário, e mais obrigado
ainda por ser tão educado e respeitador, que Deus te abençoe.Bem, na verdade podemos responder a sua indagação questionando algumas coisas. Se Jesus é o único intercessor, por que oramos uns pelos outros?
Não devíamos ter essa audácia, já que estaríamos tirando a autoridade do
ÚNICO intercessor, que seria Cristo, Concorda? Afinal de contas eu não poderia interceder por ninguém. Outra questão é a seguinte, se Jesus
fosse o único intercessor de oração para que serviriam os anjos? Como
está em Genesis:"o anjo que me guardou de todo o mal, abençoe estes
meninos! Seja perpetuado neles o meu nome e o de meus pais Abraão e
Isaac, e multipliquem-se abundantemente nesta terra!” (Gênesis 48, 16)",
com que audácia o anjo estaria abençoando e guardando Abraão e seus
filhos, se isso coubesse tão somente a Jesus? Quando Jesus fala que
ninguém vai ao Pai senão por ele, ele está se referindo à cruz! A
salvação! Essa sim, é dada somente por ele. O paraíso só foi "inaugurado"
para todos, após a morte de Cristo, ele foi quem abriu as portas.E era a
isso que ele se refereia.

Concordo com você, e te parabenizo por sua admiração com Maria e os
santos, como disse o Papa Bento 16 "há santos no céu que nem sabemos o
nome". Afinal, foge do controle tantas pessoas boas que passam pela terra
e fazem milagres com as próprias mãos.
Bem, no caso de Pedro, o homem quis adorá-lo como se ele fosse Deus, por
isso Pedro o repreende corretamente! Pois nossa veneração pelos santos,
não devem ser de adoração, mas de admiração e de gratidão por nos
mostrarem como viver completamente para Deus. Quanto à sua ultima
indagação, sinceramente, não sei o motivo de até hoje os protestantes
acharem que os católicos pensam que os santos tem natureza divina. Está
claro que não e que foram pessoas como nós. Se alguém que você conhece,
que é católico, adora santos ou Maria, esse alguém não entendeu bem a
doutrina da Igreja, pois não é o que Ela prega. Quanto a rezarmos a Ave-
Maria, de fato, Jesus não comentou sobre isso, pelo menos nos canones
bíblicos não possui, mas é uma saudação que um Arcanjo faz a Maria, até
mesmo antes de Jesus nascer.

Portanto irmão, resumindo, nós respeitamos muito sua opinião, mas temos embasamentos e fundamentos muito sólidos na nossa crença de uma igreja muitos e muitos séculos, desde os primeiros cristãos e acima de tudo muita convicção na intercessão de Maria e dos santos.
Obrigado mais uma vez e fique na paz de Cristo com a ternura de Maria

Buscando o caminho certo disse...

O fato é que, diferente do que aqueles que não creem querem dizer, a oração da Ave Maria é genuinamente cristã! Cristo é o centro da oração e a razão de ser de Maria, é Cristo. A Glória dela é seu Filho. A grandeza dela é o Unico pelo qual nos vem a Salvação. Ela é grande porque se fez pequena neste mundo, a ponto de nós homens arrogantes, não dar-lhe o devido valor.

"Ave cheia de graça ( cheia da graça de Deus)"
" o SENHOR é convosco"
"Bendita (porque acreditou e se dobrou à vontade de Deus) sois vós entre as mulheres"
"Bendito é o FRUTO (quem?) do teu ventre, JESUS"
"Santa (porque Deus em sua bondade a santificou) Maria, mãe de DEUS"
"Roga por nós ( porque esta junto de DEUS, no gozo da plenitude da eterniade junto a Santíssima Trindade e todos os bem-aventurados) pecadores."
"Agora e na hora de nossa morte, amém"

Sem mais

Unknown disse...

Olá, tudo bem e com você?....Desculpa por continuar te enchendo o saco com meus questionamentos ...rs..e também obrigado por ser sempre educado em suas respostas. Não gosto muito de discutir esse tipo de assunto, porque sei que são coisas muito particulares da fé de cada um, e difíceis de serem discutidas, mas lá vai.

Não vejo a oração de uns pelos outros como intercessão, quando oro por minha mãe, meu pai, você ou seja quem for, eu os apresento nas mãos de Deus em nome de Jesus de Cristo, jamais me vejo como intercessor deles, quem sou eu ou qualquer outro para interceder junto a Deus por alguém? Se lermos o capítulo 2 de I Timóteo, nos diz que temos que orar por todos os homens, e também nos diz que há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.

E quanto aos anjos, Creio que existem e que nos auxiliam em nosso dia-a-dia e nos guiam e nos ajudam a caminhar aqui na terra, ao mandado de Deus, mas não podemos pedir a eles que intercedam a Deus por nós, e no capítulo 48 de Genesis que você citou, além do versículo 16, leia o 15 tbm, Jacó pede a Deus que envie estes anjos e abençoe aqueles meninos, a Deus e não aos anjos, e se lermos lá em apocalipse João cai de joelhos quando um anjo aparece perante ele, e este lhe diz: "Não faças tal, sou conservo teu, adora a Deus".

E quanto a parte dos santos, eu vejo respeito e admiração de uma forma bem diferente, como eu disse anteriormente acho que todos esses santos foram pessoas excepcionais e agraciadas por Deus, e se vermos a história de cada um são exemplos de fé, honestidade, humildade, caridade, amor, tantas qualidades, que servem de exemplo para qualquer um independente da fé. Mas o que se vê não é apenas admiração, muitas vezes se dá muito mais valor à alguns santos do que a Jesus, que deve ser o foco da nossa fé cristã, temos como exemplo o que acontece todo dia 12 de outubro, é só admiração?

Mais uma vez, peço desculpas se te ofendi em algo, pois não é minha intenção, somente quero entender melhor as coisas.

Um abraço, a paz de Deus!

cotidiano disse...

Olá, Rafael. Sem problemas. Entendo seus questionamentos, e até concordo que realmente haja adorações indevidas a santos dentro da Igreja por parte de algumas pessoas. Mas, como falei anteriormente, não é o que a Igreja prega. O que acontece no dia 12 de outubro? Sim! É apenas veneração mesmo, afinal o culto prestado a Maria é essencialmente diferente do culto de adoração que prestamos somente a Deus, basta ler o parágrafo 971 do catecismo da igreja católica. A Igreja jamais diria que devemos adorar Maria. O 12 de outubro é uma data muito especial para nós por conta do milagre acontecido. A imagem do milagre é apresentada no altar, mas a adoração é a Deus, todas as missas são de adoração a Deus, não à Maria ou à imagem. Pois o que ocorre nesse dia 12 é uma missa.
Bem, creio que então o grande problema pra você, esteja na palavra "intercessão". Se você orar por seus pais, você já está "intercedendo" com sua oração para que mova o braço de Deus através de Jesus Cristo. Interceder é ajudar, atuar em favor de alguém.

Então, conforme você citou, Jacó pede a Deus o auxilio dos anjos, mas pra quê? Não precisaria, somente Deus, ou Jesus intecedem, para que pedir o auxilio de um anjo se já temos Deus e Jesus? É até mais intrigante ainda que ele peça para que um ser de "cargo" infintamente abaixo de Deus o auxilie e abençoe seus filhos. E ele faz esse pedido ao próprio Deus, é no mínimo estranho que necessite isso. Não precisaria, já temos Deus, concorda?

Um outro exemplo na bíblia, é na passagem que o próprio Cristo conta a parábola do homem rico e do Lázaro pobre. Apesar de ser uma parábola, é interessante como os personagens reagem. O rico, no inferno, pede a Abraaão e a Lázaro que avisem sua família para não pecarem e não padecerem onde ele estava. Deus acaba nem aparecendo em cena na parábola, o rico pede para dois homens santos a intervenção. Aqui vemos claramente uma cena de intercessão. Lucas 16:19-31.
Cristo também diz ao ladrão na cruz: "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso" Lucas 16:19-31. E no paraíso continuaremos como corpo celeste de Cristo orando por todos na terra, como fizeram os santos homens em Apocalipse. (Apocalipse 5,8) ( Apocalipse 8,4)

De forma nenhuma irmão, vc não está me ofendendo em momento nenhum, espero que eu também não. Peço desculpas se eu demorar um pouco nas respostas, mas assim que puder vou respondendo. Abraços.

Buscando o caminho certo disse...

Explicações precisas, Renato! Parabéns.
Mas, acho que a grande divergencia do nosso amigo Rafael e da maioria dos protestantes está na relativização das palavras chave do debate: MEDIADOR e INTERCESSOR.
De fato, Jesus é o único mediador entre o Pai e nós. Ele mesmo disse "Eu sou o caminho..." Neste sentido, não há discussão nem entre protestantes e nem católicos, por mais simples que seja o conhecimento deles. Não há outro por meio de quem podemos ser salvos, só Jesus salva. Por isso ele é o Mediador. Pois é por MEIO dele que ganhamos o direito à pátria celeste.
Já os santos e a gloriosa (porque está na glória de Deus) Mãe de nosso Senhor, não podem nos dar a Salvação, mas podem nos ajudar a chegar lá através de suas orações e suplicas em nosso favor. A Igreja é uma familia e todos os seus membros (no céu e na terra) trabalham na intenção de que estejamos todos um dia reunidos no céu.
Quanto ao 12 de outubro, o catolicismo "popular" pode até conter exageros, mas vocês sabem que o dia de Nossa Senhora Aparecida nem é um dia de guarda? O Feriado é por parte do Estado e não pela Igreja. Não é considerado dia Santo, como por exemplo a sexta-feira da paixão.
Abraços

cotidiano disse...

Exatamente "Buscando o caminho certo..." Foi como falei anteriormente, o problema está na palavra. Mas se fossemos substituir a palavra por simplesmente "oração" ok! O problema também estaria resolvido, já que é isso que os anjos e santos fazem por nós, oram a Deus por MEIO de Jesus a nós, não faria diferença. Embora, claro, Intercessão difere de Mediação. Muito boa a sua observação, aliás diria que essencial. O preceito para o 12 de outubro não existe. Então dá menos vazão ainda para uma possível idolatria. A sexta-feira da Paixão tem preceito, pois é dia de guarda. Parabéns pela observação.

Anônimo disse...

Cotiano, muito obrigado! Estou até emocionado escrevendo essas palavras, sou um católico muito crente nas escrituras. Mas tinha minhas dúvidas sobre a intercessão de maria e dos Santos, muita gente ataca a nossa fé. Deus te abençoe, renovou minha Fé. Vou estudar mais, procurar também me informar melhor. Deus abençoe seus projetos, sua vida e sua família.

cotidiano disse...

Agradeço muito e fico muito feliz de poder te ajudar. Que Deus abençoe sua vida seus votos de reconfirmação de fé e Maria te cubra com o manto maternal de proteção. Não deixe de adquirir o livro "Quem é Maria para nós?" que te ajudará muito nessas questões. Está até mais bem formulado do que nos artigos.
Paz de Cristo na ternura de Maria.
Abraços

Unknown disse...

Se Cristo deixou seu Espírito, logo não preciso orar para Maria. Pois o Espírito Santo intercede por nós.Rm 8:26.
Ainda não encontrei na bíblia que Maria não tem pecado. Se puder me dê a referência?

cotidiano disse...

Olá Carlos Alberto! A paz de Cristo.

A maior referência bíblica de que Maria não tinha pecados é a saudação de um Arcanjo a ela: "Salve cheia de graça" Lc 1, 28. Ora, se Maria foi tão agraciada por Deus antes de ter sido batizada (pois o batismo nem existia ainda) significa que alguém com plena graça não tinha espaço para o pecado, o que é pleno é pleno é total. Deus a totalizou de graça para Jesus habitar em seu ventre. Kecharitomene que é a palavra usada no original grego, da a ideia de plenitude. Uma pessoa qualquer, recebe a graça de Deus através do batismo, assim perdoada também de todos os seus pecados até então. Quando Maria recebe a visita do Arcanjo, não estava com o batismo, pois Jesus nem existia ainda e , mesmo assim, está completamente agraciada por Deus.

Quanto à sua referência bíblica de romanos, a situação é que, o Espírito Santo age em nós nos impulsionando a viver na graça de Deus, nos inspirando e, também, intercedendo essa vontade em nós a Deus. Mas não exclui que possamos orar uns pelos outros e pedirmos orações de outras pessoas por nós a Deus.

Unknown disse...

Eu li o seu livro, foi muito útil a mim, uma coisa que um seminarista me disse até faz sentido, o correto nem seria dizer "orar a maria" mas sim "orar JUNTO com Maria", quando dizemos que ela intercede por nós é que ela ora por nós a seu filho, do mesmo modo como eu posso orar por você, um amigo, pela minha mãe ou por qualquer outra pessoa, como nas bodas de Caná ela intercede por nós junto a seu filho, mas o que ela nos diz é "faça o que ELE vos disser" , quando dizemos que Maria não tem pecado é obvio, ela é templo vivo do nosso SENHOR, nosso Senhor Jesus Cristo não poderia vir ao mundo num templo com pecado, por isso Deus concede a ela não tenha pecado, tudo que Maria é , é por graça de seu Filho Jesus (me corrija caso eu tenha cometido algum engano Cotidiano )

cotidiano disse...

Muito obrigado, Vanderson. Fico feliz que tenha gostado do meu livro! Suas concepções estão totalmente corretas! É exatamente isso mesmo. Aliás, vale lembrar, que no antigo testamento, Deus por várias vezes, com diversos profetas, falava para o povo "fale com ele antes, que ele intercederá por vocês" é o caso de Moisés, Elias e outros..

Com certeza, nunca devemos olhar para Maria sem lembrar de Seu filho! Nunca! Pois Maria somente é o que é, por méritos de Cristo

Unknown disse...

Boa noite;

Li todo seu texto e concordo em quase tudo q disse. As escrituras são muito claras quanto a santidade de maria, retidão, temor ao nosso Senhor Jesus Cristo. Sou evangélico e admiro Maria pela mulher cheia de graça que foi, senão não teria recebido a benção de ser a mãe de Jesus.
O único trecho da reza "Ave Maria" que não é condizente com a Bíblia é quando se refere a "rogar por nós pecadores...". Vamos lá:
- Primeiro motivo:
A Bíblia fala que o único mediador entre os homens e Deus é Jesus. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai a não ser por mim." Seu houvesse outros mediadores, a Bíblia nos diria.
- Segundo motivo:
A Bíblia se refere a alguns personagens q foram levados ao céu, mas não nos diz que iremos ao céu assim q morrermos. A Bíblia nos diz que quando morremos, somos como os que dormem, e seremos "acordados" desse sono na vinda de Cristo, quando ele vier pra levar sua igreja (igreja= pessoas que fizeram a vontade de Deus aqui na terra). Hebreus 9:27 diz assim: "... E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo." Se uma pessoa morre em Cristo, ela vai para o céu para estar presente com o Senhor (2 Coríntios 5:1-9, especialmente o versículo 8); se uma pessoa morre no seu pecado, ela vai para o inferno e eventualmente todos no inferno serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:14-15). Mas tudo isso só acontecerá depois da vinda de Cristo para sermos julgados. Em 1 Timóteo 2:5 diz assim: "pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus."
Portanto amados, temos que crer e obedecer às escrituras. Nela Deus/Jesus nos ensina que não precisamos de mediadores para falarmos com ele, basta pedir diretamente a ele. Ele nos diz: "eis que estou à porta e bato." Basta abrirmos a porta do nosso coração e falarmos diretamente com ele. A Bíblia nos diz que no céu não há sofrimento, que é um lugar de regozijo e alegrias. Você acha que Maria seria "condenada" a passar a eternidade sofrendo com nossos "pedidos"? Acho que não, ela já fez seu papel na terra em vida, foi uma mulher agraciada com o melhor presente que uma mulher poderia receber, seu mãe de Jesus! Mas segundo as escrituras, ela não pode nos ouvir, muito menos "rogar por nós"!
Estou a disposição para estudarmos as passagens bíblicas sobre o assunto.
Grande abraço!

Cotidiano disse...

Olá, Wanderson. Tudo bem? A paz de Cristo, irmão. Bem, primeiramente parabéns por admitir e ter um carinho especial com a mãe de Jesus.
Porém, mais uma vez bateremos nessa tecla de que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Nos comentários acima, ao decorrer de todas as postagens nesse artigo você verá que falamos várias vezes sobre isso, mas vamos lá! Nunca a Igreja Católica discordará disso. Jesus é parte da natureza divina, portanto somente por Ele conseguimos chegar a Deus pai. Porém, para chegar a Jesus, ou mesmo Jesus chegar até nós, Ele serviu-se de Maria, poderia ter sido feito de qualquer forma, mas assim o fez. Jesus é o único mediador de Salvação, mas não de interseção. Como provar isso? Ora, para que então que eu oro pelas pessoas? eu não teria o direito de fazer isso, já que Jesus é o único mediador, concorda? para que pedimos para as pessoas orarem por nós? Não devemos! Seria uma blasfêmia, afinal somente Jesus poderá rogar por nós! No entanto, o próprio Deus em diversas partes do antigo testamento dizia para o povo se unir aos profetas, que esses INTERCEDERIAM por eles. Basta vermos em Jó por exemplo, Deus ordena que o povo vá falar com Jó, só ele poderia INTERCEDER. E, só para finalizar, você comenta que "temos que crer e obedecer às escrituras". Ora, vale lembrar que as escrituras, o cânon bíblico, foi feito e "escolhido" pela Igreja Católica. Se hoje podemos ter a bíblia nas mãos, com capítulo e versículos e os cânons do evangelho, foi graças à igreja Católica.
Grande abraço e fique na paz de Jesus irmão.

Unknown disse...

Sou da Comunidade Aliança de Misericórdia da cidade de Sorocaba! Irmão muito obrigada pela sua dedicação! Meu coração se alegrou imensamente com sua simples explicação sobre a oração e sobre os comentários dos nossos irmãos protestantes!
Hoje mesmo foi questionada sobre a oração a Nossa Senhora!
Agradeço por seu SIM.
Paz e Misericórdia

Cotidiano disse...

Eu que agradeço, Graziele! Muito obrigado pelo seu comentário e participação.
Que Deus te abençoe e Nossa Senhora sempre te mostre os caminhos e interceda por você e sua família.
Paz

Unknown disse...

Estou muito emocionada, pois estava cheias de dúvidas, orei e quando entro aki foram esclarecidas.
Só me responda uma coisa, poisq casas de candoblé usa imagens de nossa senhora??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cotidiano disse...

Olá, Syl Alves!
Que bom que o artigo ajudou a tirar suas dúvidas!
Sim, infelizmente existem usos equivocados de Nossa Senhora em outras religiões e crenças. No próprio espiritismo, são usadas imagens de Nossa Senhora e de santos. Porém com uma teologia filosófica muito diferente da nossa. Eles usam de Nossa Senhora mas para infiltrar outro tipo de crença.

Sabe como é né? A Astúcia do inferno sempre tentará contra a Igreja. E uma das formas mais eficazes é tentar se fantasiar das próprias práticas católicas para desviar a doutrina real de Maria e dos santos. Mas nunca as portas do inferno prevalecerão.

Unknown disse...

Foi dito nos comentários que Jesus é o mediador. E há uma diferença entre a palavra mediador e intercessor. Concordo, com essa afirmação, porém discordo, de que Maria pode ser intercessora, pois em romanos 8:26-27 diz:

26 Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Unknown disse...

Se Maria não tinha pecado, porque em Romanos 3:9-31:

"9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
..."

Só Cristo nos justifica do pecado, Romanos 8:1-39:
"1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
..."

Cotidiano disse...

Olá, Carlos. Sim, é uma questão que já foi levantada e respondida e convido você a ler os outros comentários. Porém, de forma breve tentarei esclarecer novamente a questão.
O próprio versículo que vc mandou, Paulo diz "Judeus e gregos" e não os judaicos-cristãos, que Maria já fazia parte do rol.
Era uma pregação específica para Judeus e gentios. Não para os cristãos.
E ele deixa claro que está em pecado apenas quem está SOB A LEI e não quem está SOB A GRAÇA. maria estava sob A GRAÇA. Pois foi agraciada com plenitude por Deus.

Espero ter ajudado, um grande abraço.
Jesus e Maria te abençoem

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.