Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Intercessão dos santos

Se os santos de Deus não tivessem importância
e função, Pedro não seria o porteiro do paraíso...



Vamos começar falando e abordando sobre este homem santo que foi a rocha da igreja, a rocha da santidade." E eu te declaro: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei A MINHA IGREJA e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus...” (Mt 16, 18:19)
Nesta passagem das sagradas escrituras, Jesus nos deixa claro que todos nós, na santidade, temos uma "atividade" dada por Ele.
Pedro, depois que selou seu amor a Cristo (apesar de antes tê-lo negado por três vezes, quando ainda era um homem com dúvidas e medo) provou toda sua fidelidade a Jesus, virando um homem santo, abandonando tudo, cuidando da continuação das obras de Cristo e da igreja como primeiro papa. Assim, expulsava demônios, fazia curas em nome de Jesus.
E, se até hoje Pedro liga e desliga no paraíso, é porque ele tem uma função na sua santidade; é porque ele fez por merecê-la; e, é também porque nós, homens, em busca da santidade, o teremos como exemplo de tudo o que fez.
João Batista também teve sua bela missão: ser padrinho de Jesus, batizá-lo; e, mesmo sendo uma nobre missão, com toda humildade disse a Cristo: “eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim...” e Jesus responde: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa.” (MT: 3, 13-17). Também um santo homem que, mesmo quando preso e no momento de ser esquartejado, não hesitou em proclamar o Santo nome de Deus. João teve sua missão, a de batizar a Cristo. Era uma grande responsabilidade, logo só poderia ser alguém de muita santidade para fazer isso ao próprio Deus filho encarnado.
O mesmo sucede com Maria, que tem sua missão de mãe até hoje.
Maria, Uma figura bíblica muito importante, sendo, entre os santos a mais respeitada; pois, declarada como rainha dos santos, foi quem concebeu Jesus, nosso Deus, e, de forma muito carinhosa, mostrou-nos Jesus desde as primeiras vezes que o carregava em seu ventre. Lembremo-nos da passagem na qual ela foi à casa de Isabel, sua prima, e João Batista pula no ventre de Isabel ao receber Maria. Isabel, então, comenta: "tu és bendita entre as mulheres Maria!" Ou seja: FOI ELA QUEM LEVOU CRISTO, FOI ELA QUEM O MOSTROU como sempre faz. Também nos lembremos de sua primeira intercessão no primeiro milagre de Jesus nas bodas de Canaã. Maria pede a Jesus que ele faça algo de bom para o povo, e nisso Jesus transforma a água em vinho. Ela, como mãe, já sabia o poder de seu filho e o bem que ele faria a outras pessoas; nem ele mesmo estava preparado para tal ainda. Como diz o ditado: “peça à mãe que o filho obedece”, não que ela tenha autoridade sobre Jesus, porém, como toda mãe amorosa, Maria muitas vezes tinha a sabedoria de perceber o que era melhor para seu Filho, consequentemente, para todos os servos de Deus, intercedendo a Ele para tais obras, não com o objetivo de ter um poder e, sim, para o bem do próximo e ao louvor e glória de Deus.
Então, é como sempre pedimos a nossa mãezinha - que o próprio Jesus na cruz disse a João (que representa todos nós) "filho eis sua mãe” (Jo. 9) – pedimos desta forma:"rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte"
Sim, Maria não é milagrosa, nem é ela quem julga se iremos ao céu ou não, ela, porém, como mãe do nosso senhor e nossa, intercede, pedindo e mostrando a seu filho todas as nossas qualidades como verdadeira advogada que é, equivalente à maioria das mães. O fato de Jesus ter sido feito como nosso irmão, também atesta o fato de Maria nos assumir como filhos, pois como vimos antes Ele quem a nomeou nossa mãe. Esse é o papel de Maria, nos proteger com amor e nos mostrar, nos levar a Cristo Jesus. Filha de Deus Pai, eterna esposa do Espírito Santo, e mãe de Jesus... Maria! Importante para a trindade Divina, o nosso Deus.
O que realmente nos prova a importância de Maria é o fato intrigante de que, assim como Jesus, NÃO SE VÊ O CORPO DELA, POIS NÃO TEM, não ha como ver seus ossos no túmulo; pois ela teve sua assunção de corpo e alma aos céus; foi assunta ao céu – parecido com Cristo (porém assunção, não ascenção como de Jesus) - por conta de ter sido concebida sem pecado original. Isso a glorificou de tal modo que se tornou agraciada como mãe do nosso senhor e Deus Jesus. Isso é um dogma.
Dogma = revelação dada por Deus; revelação feita mais de uma vez e investigada depois de tempos para confirmação. Revelação de fé; verdade fundamental e tirada da Bíblia, com entendimento mais aprofundado e revelado por pessoas santas como os mais antigos papas. Algo absolutamente seguro, sem pairar nenhuma dúvida.
Uma das provas é que Maria Não teve pecado nenhum em vida, diferente dos outros santos que chegaram a pecar, e têm todos um túmulo, ou algo significativo por milagre em seus corpos, segundo nos diz São Paulo: “o salário do pecado é a morte..” (Rm 6, 23), Maria não teve pecado em sua carne; sua carne era como de Jesus por isso foi glorificada em sua alma e corpo. Teremos todos nós um corpo glorioso no céu, porém, só no último dia, Maria já teve o dela, pois não teve pecado na carne, ou melhor dizendo, jamais cometeu pecado. Em Mateus 16,28: O próprio Cristo prometeu que alguns não iriam passar pela morte até Ele voltar com seu Reino, é o caso de Maria.Por isso ela roga por nós, mostra-nos seu filho Jesus, logo, sem pecado, acaba sendo a mais respeitada santa entre todos os outros, considerada, pois, a rainha dos santos. Ela sim conseguiu a PLENA SANTIDADE NA VIDA INTEIRA.
Dessa forma, notamos a honra que Deus deu a Maria santíssima e o seu valor todo como santa e mãe do mundo.
Maria é tão importante, e tão amada, e escolhida por Deus que também Maria é mencionada em apocalipse, confira: “Um grande sinal apareceu no céu, uma mulher vestida de sol, com a lua sob seus pés, e uma COROA de doze estrelas na sua cabeça. Estava grávida e gritava de dores sentindo as angústias de dar a luz. Depois apareceu outro sinal, um dragão com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas. Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da mulher que estava para dar a luz, a fim de que, quando ela desce a luz, lhe devorasse o filho. Ela deu à luz um filho, menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro...” Apoc. 12:1-5
(sugiro a leitura completa do capitulo 12 de apocalipse)
Mas que mulher é essa? Maria, obviamente. Ela foi perseguida quando Jesus nasceu, esse dragão, inclusive, simboliza Herodes do qual ela teve de fugir ao deserto quando ele anunciou que mataria todas as crianças nascidas há 2 anos ou menos na época. Era o que o dragão queria fazer: devorar enquanto Jesus ainda era um bebe.
José, pai adotivo de Jesus (além de guerreiro, um homem santo e casto, escolhido por Deus a “dedo”), foi quem recebeu a "notícia" de um anjo por meio de um sonho. Em seguida, ele pega Maria e Jesus (ainda recém nascido) e os três vão-se embora dali.

Sobre os santos, uma conclusão: Não adorá-los, como fazemos a Deus, a ponto de acharmos que eles têm poder de cura e libertação, mas eles têm sim poder de oração!!! Respeitá-los e ter fé neles, pois que eles também oram por nós junto a cristo.
Deus quer esta interação entre nós!(JO 13, 34)Este amor circulando entre os irmãos vivos e os que morreram na amizade de Deus, que na verdade não estão mortos, estão contemplando a glória de Deus, e podem interceder!“Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados” (LC 20, 36). A santidade de cada um, da o poder de intercessão, pois os santos são justos “A oração do justo tem grande eficácia.” (Tg 5,16c)
Deus não constrói seu reino para ficar sozinho, até poderia, porque Ele é Deus, mas não o fará, pois quer todos nós contemplando sua glória, e VIVOS para Ele, e Ele gosta muito de ver o nosso respeito, influencia e devoção às pessoas que morreram santas, sobre tudo à Mãezinha Dele e nossa mãe. Essa devoção faz Deus se orgulhar de seu reino, de seus soldados da paz, pois através do próprio Deus que tudo criou, temos essa intercessão dos santos.
Podemos ver claramente na carta de Paulo em 1Tim 2,1: “Acima de tudo, recomendo que se façam súplicas, pedidos e intercessões, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade”, Em que devemos interceder junto a Deus por todas as pessoas da terra. Se até nós devemos interceder, Maria pode muito mais, e também todos os santos que já estão mais próximos de Deus, na sua amizade e na plena presença contemplando sua glória no céu.
Portanto, os santos intercedem por nós junto ao Pai (por intermédio de Cristo, claro), não pelos seus méritos, mas pelos méritos de Cristo Nosso Senhor, o único Mediador entre Deus e os homens. E, para nós, uma dica: “Quando não puderes ajudar alguém com o problema dele(a), ORA e INTERCEDE por ele..” (Renato Silveira)
Abraços fraternos

Versículos que confirmam existência e/ou importância dos santos no céu: Jer 15,1 - II Mac 15, 12-15 - Lc 16:19-31 - cf. Ap 5:8 - Ap 6:9-10 - Ap 8:3 - cf. Hb 12:1 - Mateus 17
A paz a todos
Renato Silveira,
contrabaixista, backvocal,
compositor de arranjos do ministério Liberte
e palestrante deste.

5 comentários:

cotidiano disse...

Obrigado Martins por ler as Palaras desta santa evangelização de nós do cotidiano!
porém gostaria de saber o que quer dizer com "a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias."
foi preciso muito estudo diante deste texto, e muita oração com inspiração Divina...portanto, por favor não contradiz o que a Palavra de Deus, Bíblica nos diz....
A Paz

Mariazinha disse...

Belo Texto que vc publicou confirmo e assino como totalmente verdadeiro.

Unknown disse...

Muito bom Renato, está muito bem estruturado o texto que vc escreveu, fico feliz em ler palavras tão ricas e cheias de sabedoria, continue assim grande musico de Deus....
Abraço Adriano

Regina disse...

PARABENS RENATO, GOSTEI MUITO DO ARTIGO SOBRE OS SANTOS PRINCIPALMENTE O QUE EXPLICOU SOBRE NOSSA SENHORA A MÃE DE JESUS E NOSSA MAE TAMBEM
ASS.: REGINA (sogrinha)

Anônimo disse...

Devo dizer que conheci o renato há um bom tempo, mais ou menos uns 9 anos. Amigo de música, de bairro e de igreja. Apesar frequentar-mos a mesma paróquia e tocarmos em muitas missas desconhecia que soubesse tanto sobre religião desta maneira, digo, desconhecia que falasse com propriedade deste modo, me surpreendi. Foi bom ler este artigo,ainda mais quando estamos meio que afastados da religião como é sinceramente meu caso. Parabéns Renato, muito bom!

Leandro Piu

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.