Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O corpo de Cristo !




Publicado verdadecatolica
Cristo se faz verdadeiramente presente na Eucaristia.
A hóstia é verdadeiramente o Corpo de Cristo e o vinho é verdadeiramente o sangue de Cristo.
“Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.”  (Marcos 14:22-24)
Meus irmãos,Jesus poderia muito bem dizer “isto simboliza”, “isto significa”, “isto representa”, “isto lembra” etc. No entanto,Jesus usa exclusivamente a expressão “Isto é.”
Jesus diz que é o pão vivo,e que quem comer deste pão viverá eternamente
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.” (João 6:51)
Os judeus murmurando dizem:
“Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?” (João 6;52)
É importante notar que os judeus usam o verbo “phagein” que significa simplesmente comer.
Jesus reafirma:
“Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João 6:53-56)
Jesus enfatiza a transubstanciação dizendo que Sua carne é verdadeiramente comida e Seu sangue verdadeiramente bebida.
Aqui,Ele não usa mais o verbo “phagein”, Ele usa agora um verbo muito mais forte,o verbo “trogô” , que significa “mastigar com os dentes,dilacerar.”
Jesus está deixando claro que não é uma parabola ou algo simbólico.
O Corpo de Cristo deve ser literalmente mastigado,dilacerado com os dentes e isso através da Eucaristia.
São Paulo nos diz que o pão e o vinho consagrados são o corpo e o sangue de Jesus Cristo:
O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? (I Coríntios 10;16)
São Paulo também alerta sobre pessoas que participam da Eucaristia sem a consciência de que estão comungando o corpo ou o sangue de Cristo:
“E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (I Coríntios 11;27)
E ainda:
“Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.”  (1 Coríntios 11;29)

Algumas frases dos santos doutores mais famosos:

Santo Agostinho (354 -430) - “[...] este Sacramento consta de duas coisas: aparência visível dos elementos, e realidade invisível da Carne e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

- “"Impossível é ao homem carregar-se a si mesmo nas próprias mãos. Isso podia aplicar-se somente a Cristo, pois que Se trazia a Si nas próprias mãos, quando entregou Seu Corpo com as palavras ‘Isto é o Meu Corpo’"

- "Cada qual recebe Cristo Nosso Senhor, e em cada porção está Ele todo presente. Não fica menor, quando repartido a cada um individualmente, e dá-Se todo a cada um dos comungantes".

São Basílio (330-379) - "É certamente bom e proveitoso receber diariamente a Eucaristia e, assim, participar do corpo e sangue de Cristo, porque Ele diz com toda a clareza: 'Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue possui a vida eterna'. E quem pode duvidar que participar frequentemente da Vida é a mesma coisa que possuir vida em abundância? Eu comungo quatro vezes por semana: no Dia do Senhor (=Domingo), na 4ª-Feira, na 6ª-Feira e no Sábado; e também em qualquer outro dia, se acontecer a comemoração de algum santo" 

 São Tomás Aquino: (1225-1274) – “No Sacramento da Eucaristia, em virtude das palavras da instituição, as espécies simbólicas se mudam em corpo e sangue; seus acidentes subsistem no sujeito; e nele, pela consagração, sem violação das leis da natureza, o
Cristo único e inteiro existe Ele próprio em diversos lugares, assim como uma voz é ouvida e existe em vários lugares, continuando inalterado e permanecendo inviolável quando dividido, sem sofrer diminuição alguma.
Cristo, de fato, está inteira e perfeitamente em cada e em todo fragmento de hóstia, assim como as aparências visíveis que se multiplicam em centenas de espelhos.” (
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80)

0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.