Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quarta-feira, 20 de março de 2013

Castidade



Castidade


 Muito ouvimos falar sobre castidade, mas nem sempre sabemos ou estamos preparados para entender de fato o porquê devemos vivê-la. Fica algo muito subjetivo de qual a diferença e o que "fere" se não vivermos ou vivermos a castidade. encontrei em um outro blog (cujo a fonte está ao fim da página) um artigo que explica mais detalhadamente a questão. Depois do artigo, convido todos a assistirem um vídeo sobre castidade bem rápido do saudosíssimo Jason Evert, que explica bem a questão do viver a castidade no namoro. Antes de o leitor seguir com o artigo que extraí de outro blog, deixo aqui as minhas considerações de uma forma objetiva a respeito do assunto; 

A castidade é algo tão importante, que mesmo os que não acreditam em Deus, teriam bom êxito em suas vidas ao vivê-la.
1 - Não existiriam doenças sexualmente transmissíveis, se desde os primórdios, a humanidade tivesse vivido a castidade, a propagação de doenças seriam impossíveis, especialmente as virais (como o HIV). 
2 - Também o sexo fora do casamento, causa uma má acomodação ao casal, sendo assim, tirando a seriedade e o compromisso de uma vida conjugal sacramentada. 
3 - Filhos indesejados também seriam uma questão fortemente focada. Devemos nos perguntar: "se minha namorada ficar grávida, será que tenho realmente a condição social e emocional de assumir a criança que há de vir, e, ela como minha mulher,a mãe do meu filho? Será que já estou realmente preparado para que isso, por ventura possa acontecer?" 
4 - Evitaria também o vício do hábito sexual (isso serve até mesmo para quem já é casado) começa-se a ver seu parceiro(a) como objeto de prazer, sem compromisso, perde-se o respeito pelo corpo do outro. O vício sexual facilmente ocorreria, já diz a própria palavra: "vício" ou seja, não é uma virtude, a castidade é uma virtude, pois o erotismo, a sexualidade de um casal deve ser amadurecida e não feita por puro prazer vicioso. Deve-se pensar no outro também, e não no egoísmo do próprio prazer. Perdendo assim uma das razões para se casar e tornar uma só carne após o sacramento matrimonial.
5 - A abstinência sexual ajuda-nos a ter um diálogo sadio e amigável com a parceira(o), pois o sexo prematuro confunde o sentimento de gostar, pode-se pensar que gosta muito, só porque tem muita atração sexual, quando na verdade a prova real é saber se sem o sexo você ainda estaria com aquela pessoa. A abstinência (ficar sem) mostra se realmente você gosta ou não daquela pessoa, ou se somente quer sexo. Assim, conhecerá ela melhor no namoro e nos ideais para ver se está apto ou não para estar juntos a vida toda. O sexo virá como consequência e prêmio desse amor verdadeiro no casamento.

Renato Silveira



 Vida e Castidade: 



"Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e de paz na medida em que souberdes fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte das vossas esperanças futuras" (Bento XVI) 



  Sei que devo viver na castidade, mas por que?
Por Julie Maria 

  Esta pergunta está no coração de muitos jovens, especialmente no coração daqueles que já namoram e não encontram razões profundas para se manterem castos e virgens até o casamento. A resposta da pergunta “sei que devo viver na castidade… mas por que?” é esta: Porque estamos chamados ao amor (amor de verdade)! E o amor exige a integridade de todo nosso ser e esta integridade se chama castidade: “A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual.” CIC 2337 O Catecismo ensina que “todo batizado é chamado à castidade. O cristão “se vestiu de Cristo”, modelo de toda castidade. Todos os fiéis de Cristo são chamados a levar uma vida casta segundo seu específico estado de vida. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade.” CIC 2348 A castidade há de distinguir as pessoas de acordo com seus diferentes estados de vida. Existem três formas da virtude da castidade (CIC 2349):

- a primeira, dos esposos (castidade conjugal);
- a segunda, da viuvez;
- a terceira, da virgindade. 

 A castidade é a forma humana de viver a sexualidade. O Catecismo resume esta verdade assim: “A alternativa é clara ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz.” Isso significa que sem ser casto é impossível ser feliz, viveremos num nível infra-humano, viveremos como bobos.
  Mas a proposta do mundo é exatamente esta: viva como bobo e seja infeliz! Basta olhar ao nosso redor e descobrir quem, sem viver a castidade, está realmente feliz. A pessoa não está feliz sem a viver a castidade porque não nascemos para ser escravo de nada, nem dos nossos instintos, nem das outras pessoas, nem das pressões de uma sociedade doente que desconhece quem é o homem, o que seja a sexualidade humana e também o plano de Deus para o homem e a mulher ao se casarem.

  Mas por que a castidade é tão mal compreendida e ridicularizada? Porque ela “comporta uma aprendizagem do domínio de si que é uma pedagogia da liberdade humana. A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não por força de um impulso interno cego ou debaixo de mera coação externa. O homem consegue esta dignidade quando, libertado de todo cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação.” Ms todos reconhecemos que isso não é fácil! Enquanto o mundo proclama a necessidade de sermos escravos e por tanto vivermos como bobos, a castidade exige disciplina, ascética, metas claras e paciência: “O domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo. Nunca deve ser considerado definitivamente adquirido. Supõe um esforço a ser retomado em todas as idades da vida”.CIC 2342.  
  Frente a isso, vale recordar que até mesmo dentro do matrimônio, caso o esposo não vivam a castidade conjugal, eles podem estar ferindo os votos de se amarem que prometeram no altar. Ser casto então não é uma “opção” para o católico: é uma exigência do batismo que o chama a amar como Cristo ama: de maneira livre, total, fiel e fecunda. “A virtude da castidade comporta a integridade da pessoa e a integralidade da doação.” CIC 2337 Integridade e doação da pessoa: o que isso quer dizer? Significa que “a pessoa casta mantém a integridade das forças vitais de amor depositadas nela [e esta] integridade garante a unidade da pessoa e se opõe a todo comportamento que venha feri-la; não tolera nem a vida dupla nem a linguagem dupla.” CIC 2338 O Papa nas suas catequeses Teologia do Corpo irá explicar isso usando o conceito “linguagem do corpo”: uma pessoa pode estar falando a verdade ou mentindo, dependendo se aquilo que ela expressa com seu corpo é também expressão de todo o seu ser, ou não. Por exemplo: a relação conjugal no plano de Deus é a expressão do amor livre, total, fiel e fecundo que esposo e esposa se prometeram no altar ao dizer: “eu te recebo como esposo… esposa…” e respondendo “sim” às perguntas que o sacerdote lhes faz. Só neste contexto sacramental “as palavras confirmam a verdade essencial da linguagem do corpo [...] cujo autor é o próprio homem [...] e o sinal que eles tornam realidade com as palavras do consentimento conjugal não é apenas um sinal imediato e fugaz, mas um sinal que olha em direção ao futuro e produz um efeito duradouro, isto é, a união conjugal, uma e indissolúvel (”todos os dias da minha vida”). JPII, Audiência 19.01.83 Por isso, o namoro ou noivado, que por definição são realidades temporárias, não estão capacitados para a doação total que exige o amor entre homem e mulher. Neles: - não existe compromisso definitivo (o matrimonio é indissolúvel) - não existe abertura a vida (sempre nestas relações predomina o “usar” o outro que se comprova no uso do contraceptivo: eu te quero… mas não quero tua fecundidade.)
 A Igreja pede que os jovens sejam “instruídos convenientemente e a tempo sobre a dignidade, a função e o exercício do amor conjugal, a fim de que, preparados no cultivo da castidade, possam passar, na idade própria, do noivado honesto para as núpcias. E pede aos noivos viver a castidade na continência: “nessa provação eles verão uma descoberta do respeito mútuo, urna aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem ambos da parte de Deus. Reservarão para o tempo do casamento as manifestações de ternura específicas do amor conjugal. Ajudar-se-ão mutuamente a crescer na castidade.” CIC 2350 Não existe pessoa que, amando de verdade o outro, não gostaria de ser totalmente casta, virgem, pura para o amado (a) no dia em que se unem pelo sacramento matrimonial. O amor verdadeiro exige integridade de corpo e alma, exclusividade e totalidade que o mundo não entende, não suporta e não consegue viver! Mas nós, filhos de Deus e chamados a imitar a Nosso Senhor Jesus Cristo ,reconhecemos que a castidade “é também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual [e que] o Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo. CIC 2345 Não tenhamos medo de viver a castidade! Não tenhamos medo de nos preparar dignamente para o “sim” definitivo. Escutemos a voz doce do Vigário de Cristo que nos exorta: “Eu digo-vos: Coragem! Ousai decisões definitivas, porque na verdade são as únicas que não destroem a liberdade, mas lhe criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida.”






 Vídeo: Se existe amor, tudo bem ter sexo antes do casamento?






1 comentários:

cotidiano disse...

Alguns versículos da bíblia em apoio à castidade:

Muito mais importante do que abster-se do sexo, ou seja, praticar a castidade, é ter um coração puro. Isto é: para o casado, manter-se sendo, física e mentalmente, “marido de uma só mulher (1Timóteo 3,2-12: Tito 1,6)”; e para o solteiro: “foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2Timóteo 2:22)”.

1 Tessalonicenses 4,3-5: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso(órgão sexual) em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus”.

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.