Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

domingo, 26 de agosto de 2012

Jesus menosprezou Maria? (Mt 12, 46-50)


Sermão para Mateus 12, 46-50


Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te.Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?.E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Essa afirmação de Jesus aplica-se perfeitamente a Maria, Ele não a “insignificou”, ao contrário, exaltou mais ainda.  Maria é imbatível em fazer as vontades de Deus. Por isso, muito mais do que mãe carnal, ela é antes mãe em espírito de Cristo. Jesus nos chama atenção à sua família espiritual nesses versículos.
Maria, ouvia as palavras proféticas provindas de Deus e guardava-as no coração. Colocando todas em prática.
Vamos conferir nas sagradas escrituras:

Lucas 1 , 38 : “Eis aqui a serva do Senhor, FAÇA-SE em mim segundo a vossa palavra
Lucas 1, 45 : Santa Isabel: “Bendita és tu , Maria, que CRESTE, será dado a ti tudo que Deus lhe prometera”
Lucas 1, 48 : Todas as gerações me proclamarão BEM AVENTURADA
Lucas 2, 19 : “Maria ouvia essas coisas e GUARDAVA-AS  NO CORAÇÃO
Lucas 2, 51 : “Sua mãe GUARDAVA NO CORAÇÃO”.

Então, percebemos num contexto completo do Evangelho de Lucas o que Mateus também fala em seu evangelho. Maria é a maior mãe espiritual de Jesus de todas as que ouvem a palavra de Deus, pois foi a que mais ouviu e mais guardou a palavra. Maria é a figura mais perfeita da Igreja, ela é a plenitude cristã, além de ser mãe na carne, pois ajudou a encarnar o verbo (que ainda hoje vive, ressuscitou Cristo com sua carne).
Naquele tempo na lei judaica ainda se trazia muito a tradição e a valorização do laço da carne e do sangue familiar. Mas Jesus nos traz a boa nova, os parentes ESPIRITUAIS.
Então quando a pessoa do povo fala: “Sua mãe e seus irmãos estão aí fora..” essa pessoa quis dar uma importância prioritária àqueles que são do sangue de Jesus e talvez nem tivesse prestando muita atenção no que Ele falava, já que Jesus diz que um profeta não é bem aceito em sua terra(Mt 13,57), por isso quis enfatizar a família espiritual e não carnal. A família sanguínea de Jesus (Maria e seus primos) estavam querendo tira-lo dali, preocupados com ele, isso explica as palavras de Jesus, mostrando que DEVEM OUVIR sua palavra para fazer parte de sua família intimamente.


Claro que, mesmo Jesus naquele momento estar falando sobre o parentesco espiritual, Jesus jamais deixaria de defender o parentesco biológico também, senão seria contraditório, no mesmo evangelho de Mateus, nosso Senhor abordar enfaticamente a honra do pai e mãe biológicos:
 Mt 15,1-8: Jesus respondeu-lhes: E vós, por que violais os preceitos de Deus, por causa de vossa tradição?
 Deus disse: Honra teu pai e tua mãe; aquele que amaldiçoar seu pai ou sua mãe será castigado de morte (Ex 20,12; 21,17).
Mas vós dizeis: Aquele que disser a seu pai ou a sua mãe: aquilo com que eu vos poderia assistir, já ofereci a Deus, esse já não é obrigado a socorrer de outro modo a seus pais. Assim, por causa de vossa tradição, anulais a palavra de Deus.
Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías. Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.


Sendo assim, notamos que o evangelista não quis mostrar um menosprezo de Jesus para com Maria, ou o orório Jesus, mas sim elogiá-la mais ainda implicitamente e colocá-la consequentemente no lugar mais alto e certo de todos, a mãe espiritual de Deus, a perfeita serva e discípula!

Salve Maria!

Renato Silveira

4 comentários:

Blog da crisma - TT. - disse...

olá
passei para uma rápida visita
quando puder, apareça.ficarei muito feliz
crisma2012matao.blogspot.com.br
que Deus te proteja sempre

RC disse...

Medite nesta mentira dia e noite, que no seu inconsciente se torna verdade... Romanos!

cotidiano disse...

Detalhe melhor a tua resposta...agrafecemos.

cotidiano disse...

É mentira q Maria guardava a palavra no coracao e punha em pratica? Vai contradizer a biblia?

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.