Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

terça-feira, 12 de abril de 2011

Domingo de Ramos

Hosana, Hosana


Neste domingo, teremos a celebração que inicia a Semana Santa: o Domingo de Ramos. A começar pela procissão, podemos dizer que se trata de um domingo todo especial. Ainda mais, nesse domingo ouvimos a leitura de dois evangelhos: um antes da procissão (que conta a entrada em Jerusalém) e outro que, como de costume, vem depois das leituras e dentro da Igreja (que conta toda a história da Paixão).

Começamos a celebração escutando o primeiro evangelho com os ramos nas mãos. E, da mesma forma que aquele povo, nós também aclamamos a Jesus como Senhor da nossa vida. Quando cantamos “Hosana”, estamos dizendo que esse Jesus é aquele em quem acreditamos, pois é aquele que esperávamos para nos salvar. E há tantas coisas em que necessitamos salvação...Veremos a seguir dois pontos-chave.


Em primeiro lugar, impressiona que nosso Salvador entre em Jerusalém sobre um burrinho. Já se perguntaram por que ele escolheu esse bichinho orelhudo e não um cavalo bem bonito? Pois é, foi para não correr o risco de parecer com os guerreiros de sua época. Quando um conquistador tomava uma cidade à força, entrava pelo portão montado em um grande cavalo. Por isso, entraram montado em um burrinho mostra que o plano de Jesus está muito longe de qualquer tipo de violência: Jesus acreditava, vive e morre pela paz. O que deseja é ganhar os corações e não forçar ninguém a nada. Assim, a celebração do Domingo de Ramos nos ensina que a Salvação que Jesus nos oferece está muito longe de qualquer tipo de violência.

Em segundo lugar, está toda a leitura do segundo evangelho, que não nos deixa fugir de uma realidade da vida: o sofrimento. Jesus nos amou e nos ama por isso sofreu nas mãos daqueles que optaram pela violência e pela falta de amor. Contudo, enfrentou essa provação sendo fiel ao seu plano de amor e não condenou ninguém, nem renegou ao amor sendo violento. Tudo o que padeceu, padeceu perdoando e tentando convencer os que o maltratavam a se converterem. Com isso, nosso Senhor nos ensina que há duas maneiras diferentes de enfrentar o sofrimento: ou se paga o mal com o mal, ou se paga o mal com o bem. Ele escolheu a segunda maneira.

Então, quando estivermos na celebração do Domingo de Ramos segurando nossos raminhos, vamos nos lembrar que estamos assumindo um compromisso com Jesus. Estamos dizendo a Ele que nós aceitamos a salvação que Ele nos oferece. Por isso, viveremos da mesma forma que Ele, rejeitando todo tipo de violência e pagando o mal com o bem. Assim, esse ramo que levaremos de volta para nossa casa terá de ser sinal de nosso compromisso com a paz mesmo diante desse ambiente tão violento.


Autor: André Bressane de Oliveira
Extraído da Revista Mensageiro do Coração de Jesus, , vol. 117, n. 1289, p. 7-8, Abr. 2011.













0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.