Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Católicos adoram imagens?


Católicos adoram imagens?


Muitos ainda se perguntam: será que católicos adoram mesmo imagem? A resposta é alta e clara: DEFINITIVAMENTE, NÃO. Primeiramente, imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19). É nessa parte da bíblia que muitos se apegam a dizer que católicos acreditam que a imagem é Deus. Católicos não adoram imagens. O fato de muitas vezes vermos que, ajoelhados em frente a uma imagem, estão pedindo uma graça de Deus ou uma intercessão de um santo a Deus não quer dizer que católicos praticantes são tolos ou imaturos o suficiente para saber que o monumento feito não é Deus, e sim apenas uma concentração por meio de uma imagem significativa daquela determinada circunstância ou da pessoa que está representada na imagem. A Adoração é a Deus, mas através de uma imagem. Também alguns se apegam no seguinte versículo: Romanos 1:22-23 “Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.” Aqui, o Evangelista explicitou muito claramente 2 coisas importantes para católicos e não-católicos.

Para católicos, que jamais devemos submeter o poder de Deus ou atribui-lo a uma imagem corruptível(algo que quebra), venerar uma imagem para nos lembrar de Deus sim, mas achar que a imagem vai te ajudar em algo NÃO.

Para não-católicos, que o evangelista referiu-se às imagens de outros deuses adorados, como os animais, deuses imaginários que estariam acima dos céus senão o Único Deus de Abraão..etc...É como se aqueles que se achavam sábios estivessem menosprezando os poderes de Deus, assim fazendo essas exculturas para mudar a glória de Deus.

Ora, para que contemplarmos a circunstância da Paixão de Jesus na cruz? Simplesmente para podermos lembrar aquele momento no qual Cristo nos deu a redenção dos pecados, e mostrou seu amor a nós. O que contemplamos, é o sangue de Jesus mesmo! Aquele dado por nós na cruz! Damos ênfase nas chagas de Cristo, pois elas nos curaram, e de seu lado saiu sangue água(João 19, 34). Então a redenção foi dada na cruz, mas não foi a cruz em si que nos salvou, num foi a madeira, foi o SANGUE de Jesus. Por isso nas imagens temos simbolicamente as chagas de Cristo. Deus quer nos falar de muitos jeitos, Ele confirma a presença Dele em muitos momentos e em muitos dons das pessoas. As imagens conduzem nossos pensamentos às coisas de Deus, às coisas do Alto. Fazem-nos lembrar de pessoas que serviram a Deus (e do próprio Cristo) e fazem-nos concentrar diante da correria do dia-a-dia. Por exemplo, Deus mandou fazer dois querubins de ouro a Moisés na Arca da Aliança (Exo 25:18) dizendo, também, para fazer uma serpente abrasadora e colocá-la numa haste, para todos os que olhassem para ela seriam curados (Nm 21:8). Também Josué se ajoelhou diante uma imagem (Josué 7:6), e Balaão prostou-se diante de um anjo. Claro, naquele tempo Jesus ainda não havia vindo, portanto não dava pra se fazer uma imagem de Deus se Ele não tinha sido encarnado. Mesmo no tempo de Jesus (Novo testamento) não havia câmeras fotograficas ou filmadoras para sabermos como Jesus era, por isso Deus nos deu aptidão, inteligência e criatividade para os primeiros cristãos poderem pintar um "retrato" de nosso Deus encarnado, Cristo. Deus abominou imagens para outros deuses inexistentes, mas nunca para ELE mesmo. Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14). Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não. Isso significa que não é adorar uma imagem ficar ajoelhado em frente dela, elas são o que são... Sinais de Deus! Não nos importa o material feito, e sim a figura que ela representa. Jesus em sua Divina misericórdia foi bem claro a Santa Faustina quando, em sua aparição, pediu que ela o pintasse como ela o viu e disse-lhe: “O valor da imagem não está na beleza da tinta nem na habilidade do pintor, mas na Minha graça” (Diário, 313). Então realmente tinha um valor aquela imagem, um grande valor! E a Virgem de Guadalupe? Uma das aparições mais importantes de Maria, COMPROVADO CIENTÍFICAMENTE! (convido a ler o artigo na íntegra http://cotidianoespiritual.blogspot.com/2010/05/virgem-de-guadalupe-o-milagre.html), o Padre Quevedo, que é perito em milagres comprovados pela ciência (verdadeiros milagres ou não), explica este milagre simplesmente como real milagre de Deus, e acredita após muitos estudos feitos. E o crucifixo do Haiti? Em que ocorreu tudo aquilo e com o crucifixo nada, ficou intacto? (http://cotidianoespiritual.blogspot.com/2010/02/crucifixo-do-haiti.html) Isso tudo é Deus nos mostrando que está conosco, são sinais. Além do mais, se não existissem imagens, não nos lembraríamos daqueles que foram maiores exemplos de fé, dos que largaram a vida toda para seguir os caminhos de Deus, ou seja, dos apóstolos, dos discípulos, de São Francisco de Assis, Santo Antonio, Santa Rita, etc. Se Jesus falou tudo o que falou, é óbvio que muitos seguiriam suas palavras, como esses acima citados, que são exemplos para nós. Portanto, temo-los nas imagens como lembrança e temos que nos espelhar neles. E, para encerrar, Comentamos acima que Deus nos dá muitos dons para servi-lo Assim, por que não dizer que os artistas que fazem suas esculturas a favor de Deus não tocam as pessoas através de seu dom? Eu sou músico e espero ter tocado muitas pessoas com meu ministério por meio de minhas músicas, assim como o artista que faz a imagem quer tocar com o seu dom, com o seu serviço a Deus. Devemos adorar a Deus através da música(um dos melhores meios de adoração) e por que não adorar somente a Deus, mas diante de uma imagem? Deus fala também pelas Imagens, não só pelas palavras. O silêncio também é uma prece e um dos melhores caminhos para OUVIRMOS a Deus (atitude também muito importante para os cristãos). Se Deus toca as pessoas com a arte da música, por que não com a arte da escultura?


Deus o abençoe, meu caro leitor! Toda honra e toda glória a Deus, agora e sempre. E Salve Maria rainha, que nos leva a Jesus Abraços fraternos!


Renato Silveira

Você poderá gostar também:

palavras chave ou tags: adoração imagens, adoramos imagens, adoram imagenss

1 comentários:

stefan disse...

.O DEVIDO USO DE IMAGENS - ÍCONES - NA IGREJA CATÓLICA É BÍBLICO

A permissão de fazer e venerar imagens, melhor: ícones, de parte de Deus é viável, alguns exemplos: Ex.: Ex 25, 17-22 Deus mandou instalar sobre o propiciatório 2 querubins, e por isso a Bíblia costuma dizer que ” Senhor está assentado sobre os querubins”, vejam: 1 Sm 4,4; 2 Sm 6,2 ; 2 Rs 10-15 e Sl 79,2; 98,1. Bem, em Nm 21,4-9, a serpentes de bronze, 1 Rs 7,28s a descrição dos ornamentos do Palácio de Salomão, bois, leões, querubins, etc., em 1 Rs 6,29s a ornamentação das paredes do Templo, em 1 Rs 7,23-26 o mar de bronze sustentado por 12 bois de metal etc. À passagem da Arca da Aliança todos os judeus se prostravam com o rosto no chão quando conduzida por entre o povo; uma imagem, não?

Cristo-Igreja de Cl 1,18 Cl 1,24 Ef 1.22-23 e 1 Cor 12,12s etc., é a única dentre todas as existentes na terra de fundamentação teológica e afastar-se da Igreja para se filiar a uma dessas instituições sectárias religiosas humanas é idolatria. Diz o Catecismo Católico, n° 846:…Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar ou nela perseverar. Os primeiros cristãos ilustravam os locais de suas reuniões de celebrações da Palavra e da Eucaristia com figuras alusivas ao tema, comprovam-no documentos e ruínas.



Quanto a ajoelhar diante de imagens, melhor, ícones, na Igreja em veneração apenas é permitido como lembrança tão somente; em Ex 18,7: Moisés prostra-se aos pés de seu sogro, saudando-o e em Gn 43,26 José, pois entrou em casa, e eles ofereceram-lhe os presentes que tinham nas mãos; e saudaram-no, inclinando-se até à terra etc. O problema é que existem muitos católicos de comportamentos ignorantes de cultuar imgens em detrimento a Jesus: verdadeiro desconhecimento da doutrina da Igreja; são os apenas de batismo ou pouco mais, muitas vezes sincréticos, frequentando a Igreja e simultaneamente seitas, espiritismo, umbanda, etc. São-no apenas de fachada. Mesmo algumas seitas protestantes têem em seus templos figuras de abóbodas celestiais, anjos etc., mesmo aqui no Brasil; na Europa e USA muitas têem figuras e imagens de seus venerandos; à verdade, tais estilos de ações é por serem dissensos entre si nas milhares de seitas, em que cada uma põe e dispõe de acordo com a ideologia do proprietário; é incrível: há pastores vendendo seitas nos jornais "de porteira fechada"...
Outra coisa é adorar imagem, fazê-la de seu deus em detrimento do Senhor Deus verdadeiro. Atitude de pagãos também é quem ame acima de Deus a riqueza, poder, dinheiro, etc., e mesmo agregar a uma dessas milhares de seitas existentes por aí, todas humano-fundamentadas não deixa igualmente de ser um idólatra tal qual…



... O que sem dúvida é aliar-se a Satanás, tornando-se seu súdito!

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.