Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A INVEJA X A CARIDADE E A TEMPERANÇA



A INVEJA“Um coração tranqüilo é a vida do corpo, enquanto a inveja é a cárie dos ossos”Provérbios 14, 30.
A inveja é um vício pelo qual nós olhamos tudo que há de bem no nosso próximo como sendo mau, porque diminui nossa grandeza e nossa glória. Ou seja, não gostamos de ver alguém ser elogiado e nós não, não suportamos ver tal pessoa conquistando bens e nós que nos achamos os melhores e mais merecedores não conquistamos nada. No fundo, queremos ser sempre os mais notados e festejados. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem.

A inveja é capaz de nos fazer perder o auto-controle e cometer muitas injustiças, nos torna obstinados em prejudicar o próximo para conquistarmos o objeto cobiçado.

Vemos assim que a inveja anda de mãos dadas com a soberba, que é aquela cegueira sobre nós mesmos. Pela inveja procuramos sempre atrapalhar o outro e nos alegramos quando o vemos atribulado. Os invejosos vivem desejando a derrota dos seus invejados para que assim ganhem destaque.

Como a inveja nos leva a desprezar o próximo, ela é a origem de muitos pecados graves contra a virtude da Caridade, a qual nos leva a nos alegrar pelo bem que vemos no outro.

A inveja provoca:

- ódio - foi o ódio nascido da inveja que levou Caim a matar Abel

- murmúrio - a alma passa seu tempo a pensar mal dos outros.

- detração - ela já não pensa só contra seu próximo, mas tenta quebrar a reputação do outro.
COMO VENCER A INVEJA.Existem duas virtudes extremamente eficazes na luta contra o vício da inveja, são elas, a Temperança e a Caridade.

Como dissemos, a inveja e a soberba caminham juntas. Na verdade a inveja nasce da soberba, por isso para vencê-la devemos nos empenhar em aprimorar tanto a virtude da Temperança quanto a virtude anexa da humildade. Já abordamos estas duas virtudes no inicio da série, vamos falar da virtude da Caridade.

A VIRTUDE DA CARIDADE.

Já sabemos que a Caridade é uma das três virtudes teologais e juntamente com a Fé e a Esperança que nos levam a conhecer melhor a Deus. Sabemos também que se a Fé e a Esperança são aprimoradas à partir do nosso relacionamento com Deus e só então estas virtudes terão algum efeito em nosso relacionamento com o próximo.

Já a Caridade toma o caminho inverso, ou seja, só seremos capazes de amar realmente a Deus à partir do momento esta virtude tenha efeitos verdadeiros sobre os nossos irmãos.
“Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.”I São João 4, 20
A Caridade combate diretamente as conseqüências da inveja. Pois, se a inveja causa tristeza ao nosso coração por causa do sucesso alheio, a Caridade, pelo contrário, nos leva a alegria e a torcida pelos nossos irmãos.
A Caridade é a mais perfeita de todas as virtudes pois nos leva a ter relacionamentos sinceros tanto para com Deus quanto com o próximo. Sabendo disso, devemos buscar com muito afinco o aperfeiçoamento deste maravilhoso dom.
DICAS PARA A LUTA DIARIA.Neste artigo vou sair um pouco do padrão da série, pois não serei eu quem dará as dicas e sim o grande apóstolo São Paulo:“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade”
1 Coríntios 13, 1-13
Até a semana que vem.

Deus nos abençoe.

Por Lúcio Marciano

1 comentários:

Anônimo disse...

Bom artigo.
A inveja é um sentimento que não se domina directamente. Não se pode tentar combatê-la mentalmente, simplesmente pensar que é errado e fazer caridade. Ela provêm sem dúvida do medo de não sermos suficientemente bons e pior que isso da certeza absoluta e errada de que não podemos melhorar. O facto é que podemos melhorar sempre e ser até Santos. Ela provêm do facto que está relacionado com o não melhorar, e que é o facto de não darmos a cada instante, tudo o que temos. Se damos tudo o que temos nada mais nos pode ser pedido, mas por vezes somos preguiçosos e negligentes e lá vem a inveja atormentar-nos a alma.

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.