Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O que é o Crisma? É bíblico?



O que é o Crisma?



A importância

“Tendo ouvido que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois Ele ainda não descera sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo” (At 8,14-17).
A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.
A Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida. 


Aprofundando...


Na confirmação do Batismo ou Crisma, o batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido durante a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo. A unção é feita pelo Bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa.
É um sacramento instituído para dar oportunidade a uma pessoa - que foi batizada por decisão alheia e que tem, perante a Igreja, compromissos assumidos por outras pessoas em seu nome diante da pia batismal – de confirmar o desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos, depois de atingir a “idade da razão”.
Simplificadamente, a cerimônia consiste na renovação das “promessas do batismo”, mediante perguntas do Bispo, que em geral a preside, feitas em voz alta e do mesmo modo respondidas pelo crismando perante a comunidade.
Como o batismo, o Crisma também imprime caráter, podendo ser ministrado apenas uma vez a cada pessoa.
Por ser um ato de afirmação de compromissos, a pessoa pode jamais receber o crisma ou, indo participar da cerimônia, deixar de confirmar esses compromissos.
De qualquer modo, quem não foi crismado ou quem se recusou a renovar os compromissos do batismo, pode fazê-lo em qualquer tempo.
O Crisma é, portanto, um sacramento dependente, complementar ao batismo, já que não tem qualquer significação se ministrado a quem não tenha sido batizado. 
Postado por: Renato Silveira - tato2112@itelefonica.com.br 
Autor do Blog Cotidiano Espiritual

Fontes: wikipédia e www.cleofas.com.br

12 comentários:

Anônimo disse...

(AT 8,14-17) nao fala do crima, mas sim do batizados. sera que custa esplicar biblicamente, o que e crima, ou nao e biblico

Cris Gioia disse...

Falou tudo anonomo!!! Em Atos 8:12 não cita esse tal crisma, mas mostra que que tais pessoas haviam sido batizadas Nas aguas porque creram, e se arrependeram, mas não hevia recebido ainda o batismo com o Espirito Santo. Esse batismo é só Jesus que faz, homem nenhum pode fazer isso. Em Mateus 3:11João Batista diz. Eu vos batizo com agua para arrependimenti, mas aquele q vem depois de mim é mais poderoso do q eu, cujas sandalias nao sou digno de levar. Ele vos batizará com espirito Santo.

cotidiano disse...

Olá, o batismo é o mesmo, o crisma é uma confirmação do batismo. Aquelas pessoas já tinham sido batizadas e por isso estavam renovando seu voto do batismo. Isso é crisma protestantes.

Buscando o caminho certo disse...

O Blá, blá, blá de sempre.

Aceitam as mentiras e heresias de Valdomiros, Macedos e Malafaias, e acabam convencidos a não aceitarem a sã doutrina.

Não precisamos explicar nada, a não ser que seja católicos e estejam com alguma dúvida sobre a matéria. Porém, pelos argumentos apresentados são protestantes e da linha destes que citei, ou seja, se o próprio Cristo estivesse teclando e explicando não iriam entender.

O dia que apresentarem um versículo, apenas UM versículo onde diz que a Bíblia é a unica fonte de fé, poderão se arrogar a questionar a autoridade da Igreja na qual subsiste a genuína igreja cristã.

Deus lhes dê a paz,

Papalfa disse...

Se já haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus como está escrito, é porque já haviam recebidos sim o Espírito Santo, pois Deus é Trino e Inseparável, e assim pelo Batismo se tornaram membros do Corpo de Cristo que é a Igreja, e ficaram livres da culpa do pecado original e dos pecados cometidos, mas por esta palavra Deus quer nos ensinar, que o que ainda não havia descido sobre eles eram os dons do Espírito Santo, que (pela confirmação = crisma) lhes foi dado pela imposição das mãos, fortalecendo-os assim na missão de Igreja em testemunhar Cristo Jesus e evangelizar.

Unknown disse...

1 corintios 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

8 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;

9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;

10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.

Lucia Neves Mensagens disse...

Deus nos leva ao um altar de adoração tão especial, que não é necessário criticar nenhuma religião. A única razão de viver para mim; é Cristo ressurreto. Jesus Cristo disse: Ide pregai o meu evangelho a toda criatura aquele que crê em mim será "SALVO" e aquele que não crê em mim como diz as escrituras sagradas será *CONDENADO*

Lucia Neves Mensagens disse...

Qdo Jesus disse: Ide, ele não falou quem era ou qual seria sua religião. Apenas ele procura adoradores que o adore em espírito e em verdade. Eu respeito Maria pela qual ela foi serva de Deus, uma escolhida para que o filho de Deus viesse ao mundo para nos dar a salvação. Ela não pode fazer milagres pelo simples fato. Ela não ressuscitou,JESUS sim ressuscitou e está em nosso meio. Que Deus vos abencõe com toda sorte de bênçãos!!!
🐑🐑🐑🐑🐑🐑🐑

Lucia Neves Mensagens disse...

Deus nos leva ao um altar de adoração tão especial, que não é necessário criticar nenhuma religião. A única razão de viver para mim; é Cristo ressurreto. Jesus Cristo disse: Ide pregai o meu evangelho a toda criatura aquele que crê em mim será "SALVO" e aquele que não crê em mim como diz as escrituras sagradas será *CONDENADO*

Cotidiano disse...

Olá, Lucia neves.
Bem, de certa forma você não está errada, porém, em partes. Bem, acho que a espiritualidade e a convicção na convivência com Cristo e nas ações boas aos irmãos antecedem a religiosidade, de fato. Mas, lembremos, que é na religião que aprendemos sobre Cristo e sobre as ações segundo a vontade dele. A bíblia foi feita e escolhidos os livros canônicos através da Igreja Católica, portanto se temos hoje uma bíblia, foi graças à religião católica.
Segundo ponto: Quando você afirma que Maria não pode fazer milagres, é um erro grave. Através do nome de Cristo, qualquer um opera milagres, até mesmo os apóstolos faziam milagres (Atos 19:11-12). Se ela, que foi mãe do filho de Deus não pode fazer milagres por intermedio de Jesus, então ninguém pode, e a bíblia estaria errada.

Verdadeiro disse...

Maria faz milagres???(1TS 4.13 a 18) Através dos católicos que temos a bíblia?? (Pensei que eram Judeus) Cada um que eu vejo.
Quem é da religião defende a religião, Quem é do PAI defende as verdades do Criador.

Cotidiano disse...

"Verdadeiro" não sei bem o que você quis dizer com isso. Mas, se a sombra de Pedro fez milagres (Atos 5, 15), por que Maria. a mãe de Jesus, não pode fazer? Eu não entendo qual o medo que vcs tem de assumir, que Maria era uma grande (a maior) profetiza de todas. e que teve a maior missão do mundo, gerar e educar o filho de Deus. A serva humilde e que agradou a Deus em tudo. Quando Jesus lançou os apóstolos, disse que eles fariam milagres em nome do pai, filho e espírito santo. Por que uma pessoa não pode rogar a Deus e fazer milagres? Por que Maria não poderia tbm?
enfim...não entendo como é contraditório esse discurso...
Paz e bem

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.