Bem-vindos abençoados leitores!

Nosso objetivo é estudar e divulgar artigos para reflexão de todos aqueles que tem no sentido de tua existência: fazer o bem e seguir aquele que é a essência do verdadeiro amor e santidade: Jesus Cristo! Abraços em Cristo!








asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs
asjhasjhajs

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria! Saiba mais, clicando na imagem.

Renato Silveira, lança 2ª edição do livro sobre Maria!  Saiba mais, clicando na imagem.
Livro: Quem é Maria para nós?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sobre autores do blog

SOBRE O AUTOR: RENATO SILVEIRA
Nascido em São Paulo no ano de 1987, Formação em Mariologia (estudo da devoção e vida de Maria mãe de Jesus). Tem como principal característica nas postagens a objetividade e simplicidade nas palavras, traz de um modo rápido e eficaz as palavras bíblicas e doutrinarias para uma linguagem atual e jovem, fazendo o entendimento do leitor ficar mais claro e exemplificado. Conselheiro na nossa pastoral de aconselhamentos.
Pretende estudar Teologia e Filosofia e um dia, se Deus permitir, virar Diácono permanente da igreja Católica Apostólica Romana.

ENTREVISTA
Cotidiano Espiritual: Quando você começou sua caminhada na Igreja?

Bem, sempre fui católico de familia, mas minha real caminhada foi aos 17 anos ao entrar no ministerio Freedom ( Liberte) onde pela música mesmo, Deus me chamou a Servi-lo

CE: O que fazia antes?

Era novo, não queria saber muito sobre a igreja, estava um tanto afastado, e Deus me chamou através da música mesmo, o que sempre gostei mais de fazer, e por sinal, pelo rock!

CE: Houve um momento em sua vida em que definiu ou influenciou nesta decisão de servir?

Sim, atraves de muitas oraçoes com os irmaos de ministerio, fui percebendo minha vocação com o dom da palavra e comecei a pegar muito amor pelas coisas de Deus, da igreja e dos valores. Precisava "passar isso pra frente", passar para as pessoas o que estava acontecendo dentro de mim.

CE : Quando você se descobriu um escritor? E qual o seu estilo?

Bem, pela minha grande vontade de saber mais e mais sobre a fé catolica, descobri que seria bacana escrever as conclusões que eu chegava com os estudos bíblicos e doutrinários.

CE: Sobre o que gosta de escrever?

Como defensor da igreja catolica, gosto de escrever aquilo que se diferencia das demais religiões e seitas. Esclarecendo biblicamente o porque da nossa fé ver daquele modo, porém obviamente como mariólogo, minha paixão é escrever sobre Nossa Senhora.

CE: Existe alguém que influenciou seu estilo?

Na realidade aqui na Terra não (risos), minha inspiração foi por obra de Deus mesmo, mas a minha razão, foi um dia me perguntar, por que sou catolico? por que creio na intercessao de nossa senhora?Na comunhão dos santos? etc...etc...

Entåo participei de muitos debates entre catolicos e evangelicos, e isso sustentou muito meus estudos, onde ostentou mais ainda minha fé em Maria, e na doutrina catolica, quanto mais estudava, mais me apaixonava pela igreja catolica, sua tradição e magisterio, é facinante! Resolvi escrever tudo que pensava a respeito.

CE: Quando começou a escrever para o Blog Cotidiano Espiritual?

Em fevereiro de 2010, postando reflexões e estudos, para partilhar e evangelizar nessa grande rede social de internet.

CE: Deixe uma mensagens para nossos leitores.

Espero que todos gostem, e sintam-se bastante em casa, contamos nesta evangelização virtual com cada um de vocês. Esperamos também, bastante interatividade de nossos leitores conosco, participem bastante do blog, com testemunhos, sugestões, reflexões...etc..

Que Deus o abençoe muito Por intercessão da Santissima Virgem Maria! em nome do Pai + Filho e Espírito Santo. Amém

Volte sempre em nosso blog! Que o Senhor e Sua paz esteja sempre contigo.


SOBRE O AUTOR: LUCIO MARCIANO
 


É natural de São Paulo-SP (Brasil), tem 33 anos, é casado e pai de dois filhos. Tecnólogo em administração de empresas, ministro de música e compositor católico. Colabora com o Blog desde Março/2010.

ENTREVISTA

Cotidiano Espiritual: Quando você começou sua caminhada na Igreja?

Na verdade sempre fui católico por formação familiar, mas, como acontece com a maioria dos jovens, acabei me afastando para “curtir a vida”. Voltei definitivamente em 1999 com o objetivo de desmascarar a Igreja Católica por causa da influencia de amizades protestantes e interpretações equivocadas da bíblia. Queria mostrar a verdade para a minha família e acabei conhecendo a Verdade.

CE: O que fazia antes?

Além de trabalhar como todo bom brasileiro, era músico, tocava samba nas noites paulistas.

CE: Houve um momento em sua vida que definiu ou influenciou nesta decisão de servir?

Sim! Como eu disse antes, trabalhava e em uma segunda-feira fui fazer um serviço na rua de trás de uma das casas de show que eu tocava aos domingos. Andando pela calçada percebi no chão uma grande quantidade de preservativos usados. Aquilo me chocou e dali em diante ficou no meu coração e mente aquele sentimento de que eu colaborava mesmo que indiretamente para com aquela realidade. Claro que havia um pouco de extremismo de minha parte ao formar este conceito, mas querendo não aquilo foi determinante e me levou a optar por voltar para Deus. Nos meses seguintes continuei a tocar na noite, mas eu já não era o mesmo, aquilo não me preenchia mais. Em casa ao invés de ensaiar as músicas que iria tocar passei a tentar tirar as músicas do Padre Marcelo Rossi que faziam muito sucesso na época. Minha mãe percebeu e me deu o Louvemos cifrado, daí em diante fui me aprofundando e me envolvendo cada vez mais com Cristo e abandonei a boemia. Mas de acordo com minhas interpretações da bíblia e o que o protestantismo soprava em meus ouvidos, eu ainda tinha uma dificuldade, não concordava com a Igreja Católica. Pensei em ir para uma igreja pentecostal, mas não seria justo deixar minha família “perdida na igreja errada”, contestava minha mãe sobre tudo. Até que um dia ela disse que não iria discutir comigo e que se eu quisesse a Igreja estava de portas abertas e que lá eu poderia contestar e procurar a verdade. Fui e fiquei graças a Deus. Porque apesar de não concordar (por não conhecer) eu estava sendo sincero.

CE : Quando você se descobriu um escritor? E qual o seu estilo?

Eu sempre gostei de refletir, muitas vezes me imaginava pregando sobre as leituras que fazia. Mas como sou muito tímido, passei a escrever minhas pregações imaginárias. Meu estilo é transmitir uma fé á partir daquilo que eu experimento (a começar em mim!) de um jeito muito sério e ao mesmo tempo com uma dose de humor.

CE: Sobre o que gosta de escrever?

Acho que Deus me deu o dom de conseguir perceber a relação que há entre a Palavra Sagrada e os acontecimentos em minha vida. Vejo muita teoria e às vezes após uma leitura eu paro e digo: “Tá, eu entendi. Mas, como fazer, como por em prática?” Acho que Deus usou deste meu anseio para fazer com que eu ajude que as pessoas encontrem esta resposta. Gosto de escrever sobre a vida cotidiana contrastada com a Palavra de Deus.

CE: Existe alguém que influenciou seu estilo?

Muitos! Sempre gostei do jeito do Padre Léo , Padre Jonas, Fábio de Melo, Zezinho, melhor parar por aqui para não cometer injustiça com ninguém . Vou contar também um segredo aqui: minha irmã mais velha gostava de escrever as particularidades dela em folhas que ela guardava no guarda-roupas, sempre que eu tinha a oportunidade, ficava lendo escondido e adorava. Ainda bem que ela só vai saber agora, pois se soubesse na época me mataria. (risos)

CE: Como começou a escrever para o Blog Cotidiano Espiritual?

Aconteceu de uma forma bem legal. Uma vez uma grande amiga minha, a Regiana Silvino, me enviou uma postagem do blog sobre a intercessão dos santos. Respondi a mensagem dizendo que havia gostado e ela retornou dizendo que era o blog de uma amiga dela e tal, me passou o link e eu entrei em contato com a Luciane dizendo que tinha algumas coisas escritas e que se ela se interessasse colocaria a disposição. A Lu muito solícita retornou rapidamente pediu que enviasse, mandei e ela postou. Serei colaborador até quando essa galera me aturar.

CE: Deixe uma mensagens para nossos leitores.

Quero dizer que é um imenso prazer colaborar com esta obra maravilhosa que é o Blog Cotidiano Espiritual, mas muito mais prazeroso é saber que temos alcançado muitos corações e ajudando a muitos. Quero pedir suas orações pela equipe e por nossas famílias. Que Deus abençoe a todos.


SOBRE O AUTOR: RUI SILVA

Natural de Portugal, ex-seminarista católico; exerce a função de mestre de cerimônias e formador de acólitos em matéria litúrgica, dogmática e bíblica.
Trabalhador-estudante (em fase de preparação para o Mestrado em teologia).
Comenta e escreve sobre todas as áreas do saber teológico, mas gosto particularmente de teologia bíblica, exegese e teologia filosófica.

Corrente teológica: Moderado (entre conservador e progressista)

ENTREVISTA

Cotidiano Espiritual: Quando você começou sua caminhada na Igreja?

Comecei a minha caminhada na Igreja aos 15 anos. Em 1996, já com 15 anos, quis ser batizado. Entrei na catequese para adultos, recebi o batismo e a 1ª comunhão na vigilia pascal desse ano, e em Junho recebi o Crisma.

CE: O que fazia antes?

Fazia o que qualquer adolescente com 15 anos faz. Estudava no 7º ano, Viva com uma avó, uma vez que os meus pais se haviam divorciado.

CE: Houve um momento em sua vida que definiu ou influenciou nesta decisão de servir?

Olhando bem para as caracteristicas do ser cristão, quem vive a beleza, a força e a experiência de Deus, do verdadeiro Deus, não pode passar sem querer também levar os outros a ir mais além, rumo a esse Deus, do qual a alma se enamora, e no qual a alma quer permanecer.
Depois de ser batizado, quis adquirir o Catecismo da Igreja Católica, o qual li com proveito e prazer.
Dessa leitura resultou obvio para mim a coerência e o fazer sentido da profissão de Fé da Igreja. É certo que, com 15 anos, se trata mais de um sentido mais intuitivo que racional. Na verdade, só mais tarde, no seminário, iria olhar para a fé numa otica realmente teológica e filosófica.
Mas pode-se dizer que, à medida que ia enveredando dentro da fé, ia também crescendo este enamorar-se da Verdade, e também, por outro lado, ia sempre crescendo mais o amor por esta Igreja, "coluna e sustentáculo da verdade" (I Tm 3,15).

Descobri, enfim, que é nesta Igreja que eu quero habitar. Num mundo pós-moderno, cético em relação a qualquer pretensão de verdade, onde as opiniões se sucedem com uma força vertiginosa, sem que a pessoa se possa agarrar a algo que lhe dê um sentido, descobri, nesta Igreja, a porta de acesso ao sentido, a via que conduz à resposta final para a pergunta derradeira do ser humano.

CE : Quando você se descobriu um escritor? E qual o seu estilo?

No fundo, nunca me descobri, nem me considero um escritor.
Quando tinha 18 anos, fui para o seminário. Fiquei lá até aos 20, a caminho de 21. Foi um tempo relativamente curto, porém intenso. Intenso em crescimento, quer humano, pessoal ou intelectual.
Acabei aprendendo a olhar para o conjunto da Fé da Igreja, e a lhe descobrir o seu total sentido à luz da razão, com a ajuda dos estudos de teologia.
Se, com 15 anos, a fé ainda se apresentava para mim como algo dificil de justificar diante da critica racionalista, de agora em diante tal problema coloca-se menos, graças à reflexão teológica e filosófica. Pssaei assim de um acto de crer ainda muito intuitivo, para o crer com razões, razões essas também acessiveis a qualquer pessoa que não caia no discurso da pós-modernidade, o discurso fraco, superficial.
Sobre o meu estilo, não sei bem!
Talvez os meus artigos falem melhor do que eu. Na verdade, a visão que tenho de mim, nunca é totalmente igual à visão que tem o outro sujeito.

Mas, em traços gerais, prezo por um discurso coerente, sem afirmações infundadas, ditas à toa. A fé não é uma coisa à toa. A fé tem sentido; a fé tem razão. É certo que supera a razão, mas, por outro lado, ela é totalmente confirmada pela razão.
Talvez seja um defeito, mas não sou muito dado ao lado sentimental, emocional, da fé. Prezo mais pela sistematicidade. Daí talvez as minhas reservas em relação a pe Rossi... quando acaba a emoção, ou ela fica saciada, como fica o acto de crer? Como é que essa fé, fundada na emoção, sobreviverá á noite escura do sentido, que Deus nos manda para ganharmos raizes fundas, privando-nos de consolações que, embora boas, não são Deus? Ao vir a tormenta, não irá essa fé sentimental, emocional, cair facilmente?
Rigor, dentro do possível.

CE: Sobre o que gosta de escrever?

Gosto de falar sobre qualquer tema de teologia, mas tenho preferência pela teologia Filosófica, e pelas áreas bíblicas.

CE: Existe alguém que influenciou seu estilo?

Sim, sem dúvida. Recordo com especial afecto o meu professor de Sagrada Escritura, o seu equilibrio, moderação, e sobretudo o seu amor à Biblia.
Muito me satisfez a sua recente nomeação para bispo de Coimbra. A diocese de Coimbra ficará, sem duvida, muito bem servida.

CE: Como começou a escrever para o Blog Cotidiano Espiritual?

Comecei a escrever por sugestão do Vitor. Nós já nos conheciamos do forum paróquias.

CE: Deixe uma mensagem para nossos leitores.

É urgente colocar os católicos a "marrar", estudar, sobretudo questões ligadas à Biblia. As seitas andam por aí, desejosas de almas débeis, por fraca formação.



































0 comentários:

 
Cotidiano Espiritual. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.