sexta-feira, 20 de junho de 2014

O corpo de Cristo !




Publicado verdadecatolica
Cristo se faz verdadeiramente presente na Eucaristia.
A hóstia é verdadeiramente o Corpo de Cristo e o vinho é verdadeiramente o sangue de Cristo.
“Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.”  (Marcos 14:22-24)
Meus irmãos,Jesus poderia muito bem dizer “isto simboliza”, “isto significa”, “isto representa”, “isto lembra” etc. No entanto,Jesus usa exclusivamente a expressão “Isto é.”
Jesus diz que é o pão vivo,e que quem comer deste pão viverá eternamente
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.” (João 6:51)
Os judeus murmurando dizem:
“Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?” (João 6;52)
É importante notar que os judeus usam o verbo “phagein” que significa simplesmente comer.
Jesus reafirma:
“Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João 6:53-56)
Jesus enfatiza a transubstanciação dizendo que Sua carne é verdadeiramente comida e Seu sangue verdadeiramente bebida.
Aqui,Ele não usa mais o verbo “phagein”, Ele usa agora um verbo muito mais forte,o verbo “trogô” , que significa “mastigar com os dentes,dilacerar.”
Jesus está deixando claro que não é uma parabola ou algo simbólico.
O Corpo de Cristo deve ser literalmente mastigado,dilacerado com os dentes e isso através da Eucaristia.
São Paulo nos diz que o pão e o vinho consagrados são o corpo e o sangue de Jesus Cristo:
O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? (I Coríntios 10;16)
São Paulo também alerta sobre pessoas que participam da Eucaristia sem a consciência de que estão comungando o corpo ou o sangue de Cristo:
“E por isso, todo aquele que comer o pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (I Coríntios 11;27)
E ainda:
“Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.”  (1 Coríntios 11;29)

Algumas frases dos santos doutores mais famosos:

Santo Agostinho (354 -430) - “[...] este Sacramento consta de duas coisas: aparência visível dos elementos, e realidade invisível da Carne e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

- “"Impossível é ao homem carregar-se a si mesmo nas próprias mãos. Isso podia aplicar-se somente a Cristo, pois que Se trazia a Si nas próprias mãos, quando entregou Seu Corpo com as palavras ‘Isto é o Meu Corpo’"

- "Cada qual recebe Cristo Nosso Senhor, e em cada porção está Ele todo presente. Não fica menor, quando repartido a cada um individualmente, e dá-Se todo a cada um dos comungantes".

São Basílio (330-379) - "É certamente bom e proveitoso receber diariamente a Eucaristia e, assim, participar do corpo e sangue de Cristo, porque Ele diz com toda a clareza: 'Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue possui a vida eterna'. E quem pode duvidar que participar frequentemente da Vida é a mesma coisa que possuir vida em abundância? Eu comungo quatro vezes por semana: no Dia do Senhor (=Domingo), na 4ª-Feira, na 6ª-Feira e no Sábado; e também em qualquer outro dia, se acontecer a comemoração de algum santo" 

 São Tomás Aquino: (1225-1274) – “No Sacramento da Eucaristia, em virtude das palavras da instituição, as espécies simbólicas se mudam em corpo e sangue; seus acidentes subsistem no sujeito; e nele, pela consagração, sem violação das leis da natureza, o
Cristo único e inteiro existe Ele próprio em diversos lugares, assim como uma voz é ouvida e existe em vários lugares, continuando inalterado e permanecendo inviolável quando dividido, sem sofrer diminuição alguma.
Cristo, de fato, está inteira e perfeitamente em cada e em todo fragmento de hóstia, assim como as aparências visíveis que se multiplicam em centenas de espelhos.” (
Summa Theologiae IIIa. Pars Qs. 79-80)

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